Oficinas sociais: integração com a comunidade
Palavras-chave:
Resíduo têxtil, Artesanato, Trabalho, Ação de extensãoResumo
O presente trabalho relata a oferta de cursos de capacitação para pessoas de comunidades da região de abrangência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim. O objetivo é desenvolver ações de qualificação dos participantes permitindo a sua inserção no mundo do trabalho ou a obtenção de renda extra, e assim estimular a cidadania e autoestima com vistas a consciência ambiental e ao desenvolvimento regional. O projeto foi desenvolvido em parceria com instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social e com indústrias de Confecção da região. Utilizando principalmente resíduos têxteis fornecidos pelas indústrias o IFRS desenvolveu oficinas de capacitação para o público atendido pelas instituições parceiras e para o público em geral. Nota-se a satisfação e aproveitamento das participantes com as aprendizagens, as quais realizam com dedicação as propostas oferecidas e demonstram interesse na continuidade das atividades ao término das oficinas.
Downloads
Referências
MANZINI, E; VEZZOLI, C. Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2008.
SANTOS, A. P. L; FERNANDES, D. S. Análise do impacto ambiental gerados no ciclo de vida de um tecido de malha. Florianópolis. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 4, n. 7, p. 1-17, 2012. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/1483. Acesso em 03/03/2018.
SEBRAE. Artesanato é fonte de emprego e renda na Bahia. Disponível em:< http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artesanato-e-fonte-de-emprego-e-renda-na-bahia,6c1ad53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD >. Acesso em 03/03/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.