Coletivo de debate em foco: gênero, sexualidade e educação

Autores

  • Catia Eli Gemelli IFRS - Campus Osório
  • Luciane Senna Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório
  • Natally Arboite Berzagui Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório
  • Gabriela Dadda Bittencourt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório
  • Elisa Daminelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação

Resumo

Apesar de as questões que atravessam gênero e sexualidade estarem presentes de forma muito intensa no cotidiano escolar, o entrelaçamento de uma série de elementos como dúvidas, inseguranças, preconceitos e desconhecimentos podem inibir a realização de discussões sobre esses temas. A partir de demandas da comunidade interna e externa ao IFRS/Campus Osório, o projeto de extensão “Coletivo de debate em foco: gênero, sexualidade e educação” surgiu com o objetivo de promover ações pedagógicas que buscam problematizar conceitos e aprofundar discussões de temáticas relacionadas a direitos humanos, desigualdade de gênero, feminismos, violências, bem como outras questões surgidas das relações de gênero e sexualidade. Esse relato de experiência propõe-se a apresentar algumas das ações realizadas durante o ano de 2019, dentre elas, palestras, rodas de conversa e intervenções artísticas, que fomentaram a reflexão crítica e proporcionaram a possibilidade de quebra de paradigmas instituídos/cristalizados no âmbito educacional.

 

Biografia do Autor

Luciane Senna Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório

Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (2010).

Natally Arboite Berzagui, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório

Aluna do Ensino Médio Integrado em Técnico em Administração. Bolsista do projeto de extensão "Coletivo de debate em foco: gênero, sexualidade e educação"

Gabriela Dadda Bittencourt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório

Aluna do Ensino Médio Integrado em Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Bolsista de extensão do projeto "Coletivo de debate em foco: gênero, sexualidade e educação". 

Elisa Daminelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório

Professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS