Os desafios da pesquisa nas escolas e o papel dos eventos científicos na formação dos jovens pesquisadores
Palavras-chave:
Pesquisa. Estudantes. Eventos científicos. Mostra IFTec.Resumo
A investigação pode levar a novos conhecimentos e facilitar a aprendizagem. No entanto, manter os estudantes interessados por pesquisa está se tornando cada vez mais difícil. Como alternativa para minimizar esse problema o IFRS - Campus Caxias do Sul organizou um conjunto de ações de extensão, entre elas a Mostra IFTec e a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre as estratégias traçadas para alcançar esse objetivo estavam: mini cursos aos professores e estudantes, desenvolvimento de um site para divulgação dos eventos e divulgação presencial nas escolas. No site, foi feito um histórico das seis edições da Mostra IFTec, o passo a passo de como elaborar e submeter um projeto e galeria com fotos das edições anteriores. Além dessas ações foram dispostas palestras explicativas sobre a pesquisa científica. Como resultado é possível destacar a inscrição de 266 projetos na VI Mostra IFTec e estudantes mais interessados no ramo científico.
Downloads
Referências
REFERENCIAS DO RELATO
MOURA, Eduardo. Pesquisa científica no Brasil: o que deu errado? Disponível em: <https://pebmed.com.br/pesquisa-cientifica-no-brasil-o-que-deu-errado/>. Acesso em: 01 de junho de 2018.
Universidade do Sul de Santa Catarina. Pesquisa Científica: conceito e tipos. Disponível em:<http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/cristala/materiais/Unidade3aPesquisaCientifica.pdf>. Páginas 57 a 84. Acesso em: 01 de junho de 2018.
CRUZ, Carlos Henrique de Brito. A Universidade, a Empresa e a Pesquisa que o país precisa. Disponível em: <http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/101/94>. Acesso em: 01 de junho de 2018.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.