Os desafios da pesquisa nas escolas e o papel dos eventos científicos na formação dos jovens pesquisadores

Autores

  • Giseli Menegat Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS.
  • Maira Gazzi Manfro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS.
  • Alexandra de Souza Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS.

Palavras-chave:

Pesquisa. Estudantes. Eventos científicos. Mostra IFTec.

Resumo

A investigação pode levar a novos conhecimentos e facilitar a aprendizagem. No entanto, manter os estudantes interessados por pesquisa está se tornando cada vez mais difícil. Como alternativa para minimizar esse problema o IFRS - Campus Caxias do Sul organizou um conjunto de ações de extensão, entre elas a Mostra IFTec e a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre as estratégias traçadas para alcançar esse objetivo estavam: mini cursos aos professores e estudantes, desenvolvimento de um site para divulgação dos eventos e divulgação presencial nas escolas. No site, foi feito um histórico das seis edições da Mostra IFTec, o passo a passo de como elaborar e submeter um projeto e galeria com fotos das edições anteriores. Além dessas ações foram dispostas palestras explicativas sobre a pesquisa científica. Como resultado é possível destacar a inscrição de 266 projetos na VI Mostra IFTec e estudantes mais interessados no ramo científico.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Menegat, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS.

Estudante do 3º ano do ensino médio técnico integrado ao curso Tecnico em Química e bolsista do projeto de extensão 1, 2, 3...4, 5, 6 O Campus Caxias abre as Portas para a Comunidade mais uma Vez!

Maira Gazzi Manfro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS.

Estudante do 3º ano do ensino médio técnico integrado ao curso Tecnico em Química e bolsista voluntária do projeto de extensão 1, 2, 3...4, 5, 6 O Campus Caxias abre as Portas para a Comunidade mais uma Vez!

Alexandra de Souza Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS.

Professora de Química do Ensino Básico, Técnico e Técnológico do Campus Caxias do Sul, onde ministra as disciplinas de Química Geral, Química Geral e Inorgânica e Química II para os cursos: Técnico em Química, Técnico em Plástico e Engenharia Metalúrgica.  Coordenadora do projeto de extensão 1, 2, 3...4, 5, 6 O Campus Caxias abre as Portas para a Comunidade mais uma Vez!

Referências

REFERENCIAS DO RELATO

MOURA, Eduardo. Pesquisa científica no Brasil: o que deu errado? Disponível em: <https://pebmed.com.br/pesquisa-cientifica-no-brasil-o-que-deu-errado/>. Acesso em: 01 de junho de 2018.

Universidade do Sul de Santa Catarina. Pesquisa Científica: conceito e tipos. Disponível em:<http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/cristala/materiais/Unidade3aPesquisaCientifica.pdf>. Páginas 57 a 84. Acesso em: 01 de junho de 2018.

CRUZ, Carlos Henrique de Brito. A Universidade, a Empresa e a Pesquisa que o país precisa. Disponível em: <http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/101/94>. Acesso em: 01 de junho de 2018.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS