Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2056

Palavras-chave:

Jogos de Somatório, Prática de Ensino, Sistemas de Equações, Teorias da Aprendizagem

Resumo

Este estudo analisa o conhecimento matemático vivenciado nos jogos de somatórios (triangular, quadrado, estrelar, entre outros). Várias são as estratégias que podem ser utilizadas para atividades de ensino nos diversos níveis de escolaridade. O uso de jogos no ensino é defendido em diversas pesquisas (BORIN, 2004; GUZMÁN, 1990; GARDNER, 1961; HUIZINGA, 1971; MIORIN; FIORENTINI, 1990), em uma perspectiva que propõe a prática/manipulação a partir das teorias do ensino aprendizagem. Esse tipo de proposta vem sendo explorada de forma sistemática no LACAPE/UFRPE (Laboratório Científico de Aprendizagem Pesquisa e Ensino), por meio do projeto de desenvolvimento de jogos matemáticos, o qual envolve grupos de alunos tanto da Licenciatura em Matemática quanto da Licenciatura em Pedagogia, para explorar tarefas de investigação no uso de jogos matemáticos do Ensino Básico. Nesse estudo, participaram 14 alunos de uma turma de Prática de Ensino de Matemática I do turno da noite, que deveriam descrever o conhecimento matemático envolvido em um jogo somatório triangular e apresentar uma generalização dessa atividade. Os resultados indicam que os estudantes conseguem oferecer uma descrição dos elementos matemáticos presentes na atividade, produzem situações novas para enriquecer esse saber e exploram compreensão dos campos matemáticos requisitados na situação, como: lógica e sequências, operações matemáticas, construção de modelos, combinatória e probabilidade, entre outros conhecimentos.

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Biografia do Autor

  • Ross Alves do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE
    Professor com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Especialista em Ensino de Matemática pela UFPE (1994), Especialista em Informática na Educação pela UFRPE (1999), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Possui vínculo como Professor Adjunto IV do Dptº de Educação UFRPE,, participando do programa PROFMAT do departamento de Matemática da UFRPE, vem trabalhando na graduação com: Metodologia do ensino da matemática, Jogos e a construção do conhecimento matemático, Prática de ensino de matemática, Fundamentos e Vivências em Práticas Interdisciplinares, Metodologia Cientifica em Educação Matemática. Atualmente vem trabalhando o projeto: Uma análise da aprendizagem em matemática a partir do uso de jogos matemáticos e Coordenando o projeto LACAPE-UFRPE. Explora nessas atividades temas como foco de pesquisa: nessa área e correlatas do Ensino de matemática e o uso das TICs (Informática), Números e Operações, História da Matemática, Modelagem Matemática, Jogos e Materiais Manipulativos. É membro do grupo de pesquisa: Laboratório de Ensino da Matemática e Tecnologia ? LEMATEC/UFPE ? área de pesquisa: introdução das tecnologias computacionais no ensino da matemática nas modalidades presencial como a distância.

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Publicado

2017-07-22

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

NASCIMENTO, Ross Alves do. Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 3, n. 1, p. 93–106, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id2056. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2056.. Acesso em: 21 dez. 2024.

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