A História da Matemática em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4623Palabras clave:
História da Matemática, Livros Didáticos, MatemáticaResumen
A presente pesquisa integra o conjunto de estudos voltados para o âmbito da Educação Matemática. Seu objetivo foi analisar a abordagem da História da Matemática em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Adotou-se três coleções de livros didáticos de Matemática (Vem Voar, Ligamundo e Ápis) do 1º ao 5º ano, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2019. Para analisar e discutir os resultados, adotou-se os três polos (Pré-análise, Exploração do Material e Tratamento dos resultados obtidos e interpretação) da análise do conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados sinalizam para um pouco tratamento dado à História da Matemática na referida etapa do ensino. Dentre os conteúdos propostos para o processo de ensino e de aprendizagem da matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, verificou-se que, nos livros didáticos analisados, a ênfase da História da Matemática está centrada na discussão sobre os sistemas de numeração (maia, romano e egípcio).
Descargas
Citas
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. 1. ed. São Paulo, Atlas, 2009.
BALESTRI, R. D.; CYRINO, M. C. C. T.; SAVIOLI, Â. M. P. D. A participação da história da matemática na formação de professores de matemática na óptica de professores/pesquisadores. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EBRAPEM, 12, 2008, Rio Claro. Anais [...]. Rio Claro: UNESP, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/345-1-A-GT4_balestri_tc.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké. Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 364-387, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648640.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Brasília, 2018, p. 600. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 set. 2020.
BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997. 142 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 07 set. 2020.
BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.
CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. Coleção Explorando o Ensino: Matemática, v. 17. Brasília: MEC, 2010, p. 15-30.
CURY, H. N.; MOTTA, C. E. M. Histórias e estórias da matemática: uma entrevista com Heron nos dias atuais. In: CARVALHO, Luiz Mariano; CURY, Helena Noronha; MOURA, Carlos; FOSSA, John; GIRALDO, Victor. (Orgs.). História e tecnologia no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. p. 1-14.
DANTE, L. R. Ápis Matemática. Coleção de Livros Didáticos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 3. ed., São Paulo: Ática, 2017.
LOPES, L. S.; ALVES, A. M. M. A história no livro didático de matemática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, VI, 2013, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, 2013, p. 1-14. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/956/924. Acesso em: 04 set. 2020.
LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L. A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. ABAKÓS, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75-88, 2013. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p75.
MIGUEL, A.; MIORIN, M. Â. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
OLIVEIRA, S. K. I. A história da matemática nos anos iniciais: Uma ferramenta necessária para ensino. 2016. 25 f. Orientador: Robson William Potier. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macau, 2016. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4505/3/A%20hist%C3%B3ria%20da%20matem%C3%A1tica_Artigo_2016.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
PACHÊCO, F. F. F.; SILVA, A. S. Atividades sobre comparação de áreas presentes em uma coleção de livros didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental: um olhar sob os aspectos numéricos e geométricos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VI, 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Editora Realize, 2019. p.1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID2536_08082019145411.pdf. Acessado em 11 set. 2020.
PACHÊCO, F. F. F.; SILVA, A. S.; PACHÊCO, G. F. Aspectos hitóricos abordados em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental: uma análise dos conteúdos. REVISTA REAMEC, Cuiabá, v. 6, p. 107-123, 2018. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p107-123.i6073.
PEREIRA, E. M. A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. 2016. 107 f. Orientadora: Mariana FeiteiroCavalari. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, 2016. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/476/dissertacao_pereira_2016.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.
REAME, E. Ligamundo: Matemática Ensino Fundamental anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/0. Acesso em: 01 set. 2020.
SANTOS, L. M. Metodologia do ensino de Matemática e Física: Tópicos de história da física e da matemática. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2009.
SANTOS, J. C. A. P. Vem Voar: Matemática – anos iniciais do Ensino Fundamental. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2017.
SOUZA, F. J. S.; FORTALEZA, F. J. S. A História da Matemática no Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexões a partir dos PCN. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XII, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8372_4193_ID.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.