O Ensino da Matemática, a aprendizagem e o fracasso escolar: uma análise dessas relações no Ensino Médio Integrado de uma instituição da rede federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3356Palabras clave:
Ensino da Matemática, Fracasso Escolar, Educação MatemáticaResumen
Nesta pesquisa em Educação Matemática, abordou-se a relação entre a reprovação, a dificuldade no aprendizado da Matemática e o fracasso escolar em turmas de Ensino Médio Integrado de uma Instituição da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Para tanto, fez-se a análise de questionários respondidos por estudantes já reprovados em Matemática na Instituição. Analisou-se os principais conceitos sobre fracasso escolar trabalhados por diversos autores relevantes para estabelecer os aspectos que mais influenciam nas dificuldades do aprendizado da Matemática e, a partir disso, definiu-se algumas conclusões acerca do tema para que se possa diminuir os índices de fracasso escolar, tais como: maior aproximação aluno-professor, melhorar a didática e aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula, atendimento multidisciplinar, em especial ao aluno com problemas pessoais e/ou emocionais.
Descargas
Citas
BAIÃO, D. V. Fracasso escolar nos sextos anos do ensino fundamental II, em Matemática: causas, consequências e desafios. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Minas Gerais. Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora. Sessão D, p. 1-9.
BARROSO, E. de S.; JESUS, J. I. de; MOURA, D. A. da S. Ensino da matemática: falhas e insucessos, um estudo de caso em uma escola de Pará, de Minas Gerais-MG. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, p. 1-12.
DAMASCENO, M. A.; NEGREIROS, F. Professores, fracasso e sucesso escolar: um estudo no contexto educacional brasileiro. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 73-89, 2018.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, n. 38, p. 105-119, 2018.
PEZZI, F. A. S.; MARIN, Â. H. Fracasso Escolar na Educação Básica: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 1, p. 1-15, 2017.
REALI, A. M. de M. R. Conhecendo os alunos por meio de indicadores educacionais: algumas reflexões. In: ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (Orgs.). Para além do fracasso escolar. 4. ed. Campinas: Papirus, 1997.
RIVIÈRE, A. Problemas e dificuldades da aprendizagem matemática: uma perspectiva cognitiva. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento Psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. v. 3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
WEBER, T. M.; LOPES, A. R. L. V. Educação matemática escolar: o fracasso do aluno ou do sistema? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11, 2013, Paraná. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, p. 25774-25782.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.