O Ensino da Matemática, a aprendizagem e o fracasso escolar: uma análise dessas relações no Ensino Médio Integrado de uma instituição da rede federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3356Keywords:
Ensino da Matemática, Fracasso Escolar, Educação MatemáticaAbstract
Nesta pesquisa em Educação Matemática, abordou-se a relação entre a reprovação, a dificuldade no aprendizado da Matemática e o fracasso escolar em turmas de Ensino Médio Integrado de uma Instituição da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Para tanto, fez-se a análise de questionários respondidos por estudantes já reprovados em Matemática na Instituição. Analisou-se os principais conceitos sobre fracasso escolar trabalhados por diversos autores relevantes para estabelecer os aspectos que mais influenciam nas dificuldades do aprendizado da Matemática e, a partir disso, definiu-se algumas conclusões acerca do tema para que se possa diminuir os índices de fracasso escolar, tais como: maior aproximação aluno-professor, melhorar a didática e aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula, atendimento multidisciplinar, em especial ao aluno com problemas pessoais e/ou emocionais.
Downloads
References
BAIÃO, D. V. Fracasso escolar nos sextos anos do ensino fundamental II, em Matemática: causas, consequências e desafios. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Minas Gerais. Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora. Sessão D, p. 1-9.
BARROSO, E. de S.; JESUS, J. I. de; MOURA, D. A. da S. Ensino da matemática: falhas e insucessos, um estudo de caso em uma escola de Pará, de Minas Gerais-MG. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, p. 1-12.
DAMASCENO, M. A.; NEGREIROS, F. Professores, fracasso e sucesso escolar: um estudo no contexto educacional brasileiro. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 73-89, 2018.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, n. 38, p. 105-119, 2018.
PEZZI, F. A. S.; MARIN, Â. H. Fracasso Escolar na Educação Básica: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 1, p. 1-15, 2017.
REALI, A. M. de M. R. Conhecendo os alunos por meio de indicadores educacionais: algumas reflexões. In: ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (Orgs.). Para além do fracasso escolar. 4. ed. Campinas: Papirus, 1997.
RIVIÈRE, A. Problemas e dificuldades da aprendizagem matemática: uma perspectiva cognitiva. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento Psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. v. 3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
WEBER, T. M.; LOPES, A. R. L. V. Educação matemática escolar: o fracasso do aluno ou do sistema? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11, 2013, Paraná. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, p. 25774-25782.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.