Avaliação da aprendizagem nas aulas de Matemática: olhares interligados sobre o perfil dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3851Palabras clave:
Avaliação em Matemática, Formação Inicial de Professores, Práticas Avaliativas InovadorasResumen
Este estudo discute os impactos das reflexões teóricas, nos cursos de Licenciatura em Matemática do estado de Pernambuco, acerca da avaliação nas aulas de Matemática e tem por objetivo identificar quais representações os licenciandos possuem quanto às concepções e finalidades dessa temática. O debate que propomos é fruto de uma investigação que foi realizada no Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE - UFRPE/CNPq), em 2019/2. As etapas do procedimento teórico-metodológico são: (i) revisão da literatura, (ii) análise de documentos oficiais, (iii) análise das ementas dos cursos de Licenciatura em Matemática e (iv) aplicação de questionário com trinta licenciandos de três universidades públicas. Tomamos como base para o trabalho exploratório os princípios da pesquisa qualitativa, segundo os quais organizamos os dados coletados, apresentando-os no formato de diagramas, quadros e gráficos, para então esmiuçar as nossas percepções. Para a análise dos dados, realizamos a modalidade de análise de conteúdo à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) e da pesquisa narrativa, no sentido de interpretar os depoimentos dos participantes. Conforme os resultados obtidos, observamos que uma das instituições ainda não possui nenhuma disciplina específica obrigatória que abranja diretamente sobre como ocorre ou deve ser trabalhada a avaliação na Matemática. Constatamos também que a concepção de avaliação varia de acordo com o perfil de cada licenciando/a. Este artigo acentua, portanto, a necessidade de trazer discussões sobre esse tema ainda na formação inicial, a fim de que os docentes de Matemática possam vislumbrar formas heterogêneas e inovadoras de avaliar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.