Avaliação da aprendizagem nas aulas de Matemática: olhares interligados sobre o perfil dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3851

Palavras-chave:

Avaliação em Matemática, Formação Inicial de Professores, Práticas Avaliativas Inovadoras

Resumo

Este estudo discute os impactos das reflexões teóricas, nos cursos de Licenciatura em Matemática do estado de Pernambuco, acerca da avaliação nas aulas de Matemática e tem por objetivo identificar quais representações os licenciandos possuem quanto às concepções e finalidades dessa temática. O debate que propomos é fruto de uma investigação que foi realizada no Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE - UFRPE/CNPq), em 2019/2. As etapas do procedimento teórico-metodológico são: (i) revisão da literatura, (ii) análise de documentos oficiais, (iii) análise das ementas dos cursos de Licenciatura em Matemática e (iv) aplicação de questionário com trinta licenciandos de três universidades públicas. Tomamos como base para o trabalho exploratório os princípios da pesquisa qualitativa, segundo os quais organizamos os dados coletados, apresentando-os no formato de diagramas, quadros e gráficos, para então esmiuçar as nossas percepções. Para a análise dos dados, realizamos a modalidade de análise de conteúdo à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) e da pesquisa narrativa, no sentido de interpretar os depoimentos dos participantes. Conforme os resultados obtidos, observamos que uma das instituições ainda não possui nenhuma disciplina específica obrigatória que abranja diretamente sobre como ocorre ou deve ser trabalhada a avaliação na Matemática. Constatamos também que a concepção de avaliação varia de acordo com o perfil de cada licenciando/a. Este artigo acentua, portanto, a necessidade de trazer discussões sobre esse tema ainda na formação inicial, a fim de que os docentes de Matemática possam vislumbrar formas heterogêneas e inovadoras de avaliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Souza de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na qual vincula-se como monitor apoiador do Núcleo de Acessibilidade (NACES) - apoiando uma discente com deficiência visual. É membro dos grupos de estudo e pesquisa LACAPE - Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (UFRPE/CNPq), atuando nesta linha de pesquisa: Recursos para o ensino de ciências e matemática; e GERE - Grupo de Estudos em Recursos para a Educação (UFPE/CNPq), atuando nesta linha de pesquisa: Recursos na prática docente e para gestão desta. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2020), realizando intervenções na Educação Básica através de projetos com jogos matemáticos, cujo produto final foi a criação do recurso didático denominado "Banco Geométrico". Atuou também como monitor apoiador no setor administrativo do NACES da UFRPE (maio-novembro de 2019), auxiliando nos processos de inclusão e acessibilidade da universidade. É pós-intercambista pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM), tendo realizado intercâmbio no year twelve (equivalente ao segundo ano do Ensino Médio no Brasil) em Edgewater College - Nova Zelândia, no segundo semestre de 2016. Interessa-se por pesquisas no campo da Didática da Matemática - especificamente envolvendo a Teoria da Instrumentação, a Teoria da Orquestração Instrumental e a Abordagem Documental do Didático; bem como em estudos que versam sobre práticas inclusivas no processo de ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática.

Ross Alves do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil

Professor com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Especialista em Ensino de Matemática pela UFPE (1994), Especialista em Informática na Educação pela UFRPE (1999), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Possui vínculo como Professor Adjunto IV do Dptº de Educação UFRPE,, participando do programa PROFMAT do departamento de Matemática da UFRPE, vem trabalhando na graduação com: Metodologia do ensino da matemática, Jogos e a construção do conhecimento matemático, Prática de ensino de matemática, Fundamentos e Vivências em Práticas Interdisciplinares, Metodologia Cientifica em Educação Matemática. Atualmente vem trabalhando o projeto: Uma análise da aprendizagem em matemática a partir do uso de jogos matemáticos e Coordenando o projeto LACAPE-UFRPE. Explora nessas atividades temas como foco de pesquisa: nessa área e correlatas do Ensino de matemática e o uso das TICs (Informática), Números e Operações, História da Matemática, Modelagem Matemática, Jogos e Materiais Manipulativos. É membro do grupo de pesquisa: Laboratório de Ensino da Matemática e Tecnologia ? LEMATEC/UFPE ? área de pesquisa: introdução das tecnologias computacionais no ensino da matemática nas modalidades presencial como a distância.

Sara Rocha da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil

Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

ALMEIDA, M. S. de; NASCIMENTO, R. A. do; SILVA, S. R. da. Avaliação da aprendizagem nas aulas de Matemática: olhares interligados sobre o perfil dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas de Pernambuco. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 1, p. 1–18, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i1id3851. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3851. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática