Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES, CETEC, Lajeado, RS
  • Camila Baseggio Gräff Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS
  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário UNIVATES, CETEC, Lajeado, RS
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES, CETEC, Lajeado, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2082

Palavras-chave:

Trigonometria, Introdução às Ciências Exatas, Formação do Engenheiro

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES, CETEC, Lajeado, RS

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua no Centro Universitário Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias.

Camila Baseggio Gräff, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS

Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq

Ieda Maria Giongo, Centro Universitário UNIVATES, CETEC, Lajeado, RS

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (CNPq) e participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS). Também atua, como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pós-graduação em Ensino da Instituição, coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Educação Matemática na Escola Básica e Ensino Superior, Etnomatemática.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário UNIVATES, CETEC, Lajeado, RS

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

Referências

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. 270 p.

BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.

CIOLA, A. C. L. Autonomia e estratégias de aprendizado. [S.l.]: Abrapa, 2011. Disponível em: http://www.abrapa.org.br/cd/pdfs/Ciola-AnaCarla.pdf. Acesso em: 25 jan. 2017.

GAIESKI, R. V. Trigonometria e Aplicações. Maringá, 2014. Disponível em: http://sites.uem.br/profmat/reges_gaieski.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. São Paulo, 1995. Disponível em: http://www.wejconsultoria.com.br/site/wp-content/uploads/2015/04/Introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-Pesquisa-qualitativa-e-suas-possibilidades.pdf. Acesso em: 25 jan. 2017.

MACHADO, F. M.; KIECKOW, F. Da universidade ao mercado de trabalho: Uma análise dos engenheiros dentro da empresa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., 2011, Blumenau. Anais… Disponível em: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art1776.pdf. Acesso em: 15 dez. 2016.

NASCIMENTO, A. F.; MENDES, S. C; PAULA, M. T. D. O erro na aprendizagem da matemática: a visão dos professores. In: XII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 12., 8., 2011. Anais… Universidade do Vale do Paraíba, 2011. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosINIC/INIC1388_01_A.pdf. Acesso em: 15 dez. 2016.

PORTELA, G. L. Abordagens teórico-metodológicas. Projeto de Pesquisa no ensino de Letras para o Curso de Formação de Professores da UEFS. Feira de Santana, 2004. Disponível em: http://www.paulorosa.docente.ufms.br/metodologia/AbordagensTeoricoMetodologicas_Portela.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.

REHFELDT, M. J. H.; HAUSCHILD, C. A.; QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M. AZAMBUJA, K. C. B. Uso de softwares, tabelas e planilhas nas práticas laborais de engenheiros. Dynamis, Blumenau: FURB, v. 21, n. 1, p. 31–43, 2015.

REHFELDT, M. J. H.; HAUSCHILD, C. A.; QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M. Investigando os conhecimentos prévios dos alunos de cálculo do Centro Universitário UNIVATES. Revista de Ensino de Engenharia, v. 31. n. 1, p. 24-30, 2012.

REHFELDT, M. J. H; QUARTIERI, M. T. Atividades matemáticas para os cursos de engenharias. Lajeado: Editora da Univates, 2015.

ROSA, N; GUZZO, S. M. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_mat_artigo_neiva_rosa.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.

SENES, S. Aplicações da trigonometria em nossa vida. 2008. Disponível em: http://aulasdematem.blogspot.com.br/2008/05/aplicaes-de-trigonometria-em-nossa-vida.html. Acesso em: 10 out. 2016.

SILVA, A. A.; RODRIGUES, M. R. R.; PEREIRA, L. B. D. Aprender com os erros: uma estratégia didática no ensino da matemática em geometria na segunda série do ensino médio. Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID11466_15082016171225.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.

Downloads

Publicado

2017-07-22

Como Citar

REHFELDT, M. J. H.; GRÄFF, C. B.; GIONGO, I. M.; QUARTIERI, M. T. Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 107–119, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id2082. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)