Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2082Keywords:
Trigonometria, Introdução às Ciências Exatas, Formação do EngenheiroAbstract
Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais.
Downloads
References
BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. 270 p.
BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.
CIOLA, A. C. L. Autonomia e estratégias de aprendizado. [S.l.]: Abrapa, 2011. Disponível em: http://www.abrapa.org.br/cd/pdfs/Ciola-AnaCarla.pdf. Acesso em: 25 jan. 2017.
GAIESKI, R. V. Trigonometria e Aplicações. Maringá, 2014. Disponível em: http://sites.uem.br/profmat/reges_gaieski.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. São Paulo, 1995. Disponível em: http://www.wejconsultoria.com.br/site/wp-content/uploads/2015/04/Introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-Pesquisa-qualitativa-e-suas-possibilidades.pdf. Acesso em: 25 jan. 2017.
MACHADO, F. M.; KIECKOW, F. Da universidade ao mercado de trabalho: Uma análise dos engenheiros dentro da empresa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., 2011, Blumenau. Anais… Disponível em: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art1776.pdf. Acesso em: 15 dez. 2016.
NASCIMENTO, A. F.; MENDES, S. C; PAULA, M. T. D. O erro na aprendizagem da matemática: a visão dos professores. In: XII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 12., 8., 2011. Anais… Universidade do Vale do Paraíba, 2011. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosINIC/INIC1388_01_A.pdf. Acesso em: 15 dez. 2016.
PORTELA, G. L. Abordagens teórico-metodológicas. Projeto de Pesquisa no ensino de Letras para o Curso de Formação de Professores da UEFS. Feira de Santana, 2004. Disponível em: http://www.paulorosa.docente.ufms.br/metodologia/AbordagensTeoricoMetodologicas_Portela.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.
REHFELDT, M. J. H.; HAUSCHILD, C. A.; QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M. AZAMBUJA, K. C. B. Uso de softwares, tabelas e planilhas nas práticas laborais de engenheiros. Dynamis, Blumenau: FURB, v. 21, n. 1, p. 31–43, 2015.
REHFELDT, M. J. H.; HAUSCHILD, C. A.; QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M. Investigando os conhecimentos prévios dos alunos de cálculo do Centro Universitário UNIVATES. Revista de Ensino de Engenharia, v. 31. n. 1, p. 24-30, 2012.
REHFELDT, M. J. H; QUARTIERI, M. T. Atividades matemáticas para os cursos de engenharias. Lajeado: Editora da Univates, 2015.
ROSA, N; GUZZO, S. M. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_mat_artigo_neiva_rosa.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
SENES, S. Aplicações da trigonometria em nossa vida. 2008. Disponível em: http://aulasdematem.blogspot.com.br/2008/05/aplicaes-de-trigonometria-em-nossa-vida.html. Acesso em: 10 out. 2016.
SILVA, A. A.; RODRIGUES, M. R. R.; PEREIRA, L. B. D. Aprender com os erros: uma estratégia didática no ensino da matemática em geometria na segunda série do ensino médio. Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID11466_15082016171225.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.