A relação entre o público e o privado aliado ao neoconservadorismo: o retrocesso nas políticas de diversidade no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6276

Resumo

Este artigo apresenta alguns elementos para o debate sobre a relação entre o público e o privado como projetos societários em disputa e sobre o modo como o processo recente de construção da democracia pautou o tema das políticas de diversidade no Brasil. Ao analisar o movimento do real em nossas pesquisas a partir de análise bibliográfica, observamos que não apenas sujeitos vinculados ao mercado, mas também ao neoconservadorismo e ao neofascismo estão disputando seus projetos societários nas políticas educacionais. Nosso recorte histórico inicia na década de 1980, com o processo de redemocratização do país, e chega aos dias atuais, evidenciando as contradições que pautaram a construção dessas políticas e as perdas depois do golpe de Estado de 2016. Concluímos que as políticas de valorização da diversidade cumprem um importante papel na ampliação do próprio conceito de democracia, entendido aqui como igualdade social e econômica e respeito às diferenças.

Palavras-chave: Democracia. Políticas de Diversidade. Relação público-privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Rossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná  - UNIOESTE, mestrado e doutorado em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto no Departamento de Estudos Especializados da Faculadade de Educação da UFRGS. 

Vera Peroni, Universidade Federal do Rio Grande Sul

Formada em Pedagogia pela UNISC, mestre em educação pela UFMS e doutora em educação pela PUC SP. Professora convidada do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS. 

Daniela Pires, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grade do Sul. Professora adjunta da Faculade de Educação da Universidade Federal do Paraná. 

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

ROSSI, A. J.; `PERONI, V.; DE OLIVEIRA PIRES, D. A relação entre o público e o privado aliado ao neoconservadorismo: o retrocesso nas políticas de diversidade no Brasil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6276. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6276. Acesso em: 25 abr. 2024.