Diálogos entre educação popular e educação ambiental: caminhos para construção de uma educação ambiental popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6005

Resumo

A escrita que segue é oriunda de dissertação de mestrado e refere-se aos fundamentos que subsidiam a emergência de uma Educação Ambiental, com predicado Popular. Desse modo, este estudo busca compreender os fundamentos sobre os quais a Educação Ambiental Popular está ancorada, por meio do reconhecimento das aproximações identificadas entre dois campos que se convergem: Educação Ambiental e Educação Popular. Com efeito, questiona-se: Quais contribuições epistemológicas da Educação Ambiental e Educação Popular, por meio de suas trajetórias e conceitos, para a emergência da Educação Ambiental Popular? Para o alcance da questão lançada, considera-se a contribuição da perspectiva teórico-hermenêutica, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Por meio da hermenêutica gadameriana enquanto uma postura metodológica, busca-se promover uma fusão de horizontes compreensivos, de modo a mergulhar em um universo interpretativo de atribuição de sentidos frente à temática destacada.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Popular. Educação Ambiental Popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Pereira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora Substituta no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestra em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), na linha de Educação Ambiental Não Formal. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desenvolve atividades de coordenação pedagógica no Pré-Universitário Popular Quinta Superação, vinculado ao Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior (PAIETS). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes (GEPHEA).

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

PEREIRA, R. Diálogos entre educação popular e educação ambiental: caminhos para construção de uma educação ambiental popular. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6005. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6005. Acesso em: 19 abr. 2024.