Diálogos entre educação popular e educação ambiental: caminhos para construção de uma educação ambiental popular
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6005Resumo
A escrita que segue é oriunda de dissertação de mestrado e refere-se aos fundamentos que subsidiam a emergência de uma Educação Ambiental, com predicado Popular. Desse modo, este estudo busca compreender os fundamentos sobre os quais a Educação Ambiental Popular está ancorada, por meio do reconhecimento das aproximações identificadas entre dois campos que se convergem: Educação Ambiental e Educação Popular. Com efeito, questiona-se: Quais contribuições epistemológicas da Educação Ambiental e Educação Popular, por meio de suas trajetórias e conceitos, para a emergência da Educação Ambiental Popular? Para o alcance da questão lançada, considera-se a contribuição da perspectiva teórico-hermenêutica, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Por meio da hermenêutica gadameriana enquanto uma postura metodológica, busca-se promover uma fusão de horizontes compreensivos, de modo a mergulhar em um universo interpretativo de atribuição de sentidos frente à temática destacada.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Popular. Educação Ambiental Popular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.