Pensamento computacional na matemática do ensino médio: uma proposta pedagógica para o estudo de função

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5363

Resumo

Resumo: Função é um tema relevante para o estudo de outros conteúdos matemáticos, assim como para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, porém os estudantes nem sempre o compreendem satisfatoriamente. Nesse contexto, promoveu-se uma pesquisa que investigou como uma proposta pedagógica baseada nos princípios do Pensamento Computacional e na Teoria da Aprendizagem Significativa pode contribuir para o estudo de Função no Ensino Médio. Neste artigo, tem-se por objetivo apresentar a análise dos resultados da experimentação dessa proposta, realizada com alunos da 1ª  série do Ensino Médio de uma Instituição Federal de Educação. Resumidamente, Pensamento Computacional é a aplicação de fundamentos da computação para planejamento e execução de estratégias, tendo em vista a solução de problemas. No estudo realizado, essas estratégias foram desenvolvidas com e sem o apoio de tecnologias digitais. A pesquisa delineou-se como qualitativa, do tipo Intervenção Pedagógica, ocorrendo em formato de curso extracurricular, realizado remotamente, devido à pandemia de COVID-19, com oito encontros síncronos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, questionários (inicial e final) e atividades (de sondagem conceitual, da terceira seção da apostila elaborada e final). Uma parte da análise de dados foi promovida com base no aporte teórico e a outra ocorreu por meio da metodologia Análise de Erros. Os resultados indicaram contribuições do uso do Pensamento Computacional de forma integrada ao currículo de Matemática, como proposto na Base Nacional Comum Curricular. Foram observados indícios de aprendizagem significativa em tópicos abordados e também melhorias na capacidade de resolução de problemas por parte dos alunos.

Palavras-chave: Pensamento Computacional. Teoria da Aprendizagem Significativa. Estudo de Função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Ladeira Gomes, IFFluminense

Mestra em Ensino e suas Tecnologias (2021) e licenciada em Matemática (2018) pelo IFFluminense campus Campos-Centro. Atuou como professora de Matemática na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, lecionando para os anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, trabalha como técnica em assuntos educacionais no IFFluminense campus Itaperuna, onde desenvolve ações voltadas para permanência, desenvolvimento e bem-estar dos estudantes, junto à Assistência Estudantil. Também colabora em ações voltadas à pesquisa e extensão.

Silvia Cristina Freitas Batista, IFFluminense

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS (2011), mestre em Ciências de Engenharia (Área de Concentração: Engenharia de Produção) pela UENF (2004) e licenciada em Ciências - com Habilitação em Matemática - pela FAFIC (1987). Professora do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), do IFFluminense, e coordenadora do projeto de pesquisa Aprendizagem com Dispositivos Móveis.

Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto, IFFluminense

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004) e possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (1988). Professora titular do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias. Segunda secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2019-2021). Membro do conselho editorial científico da revista Vértice (IFF) e do comitê editorial da Revista Novas Tecnologias na Educação RENOTE (UFRGS). Editora da seção de Ensino da Revista Princípia (IFPB).Desenvolve pesquisas área de Ensino de Matemática e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Híbrido, Formação de Professor e Tecnologias Digitais. 

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

LADEIRA GOMES, L.; CRISTINA FREITAS BATISTA, S.; TEIXEIRA BARCELOS PEIXOTO, G. Pensamento computacional na matemática do ensino médio: uma proposta pedagógica para o estudo de função. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5363. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5363. Acesso em: 20 abr. 2024.