A escolha pela docência e suas relações de forças: compreensões e multiplicidades no cerne de um grupo de estudos e pesquisas em educação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5332Resumo
Resumo: Este estudo visa identificar e compreender que forças contingenciaram a escolha pela docência enquanto profissão pesquisadoras vinculadas a um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação. O fazemos a partir de uma escrita ensaística (LARROSA, 2003) que permite vislumbrar as multiplicidades que as levaram a escolher a profissão docente, tramando algumas linhas que constituem a malha de um ambiente formativo que é tecido em meio às diferentes trilhas da existência das pesquisadoras no contexto universitário brasileiro. Resulta do estudo que: os vínculos e as experiências vivenciadas no cerne dos ambientes familiares toma lugar de destaque em como as integrantes do Grupo perceberam e buscaram sua futura ação profissional; as afetações que as professoras produziram em seus corpos como força importante para a escolha da docência como profissão; a experimentação vivenciada na infância, nas brincadeiras, nas aulas direcionadas às bonecas e aos irmãos, como promotora de uma alegria que ficou registrada na memória corporal dessas professoras e futuras professoras; as representações sociais que pairam sob a docência por vezes se caracterizam como um ponto problemático que, por vezes, impede e dificulta a opção pela formação superior em licenciatura. Logo, conclui-se que a escolha pela profissão docente é marcada por diferentes polifonias e multiplicidades que demandam cultivarmos uma permanente atitude ética que respeite e permita às integrantes do Grupo estarem se modulando livremente, com base em suas leituras de mundo e também de proximidade com as versões multifacetadas da docência.
Palavras-chave: Processo formativo. Docência. Malha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.