Comunicação suplementar e alternativa no atendimento educacional especializado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5266

Resumo

Resumo: Quando uma pessoa possui necessidades complexas de comunicação, é necessária a criação de alternativas para a eliminação de barreiras, em especial no ambiente escolar, onde os alunos com necessidades especiais devem usufruir de igualdade de oportunidades com os demais. Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para suprimir obstáculos que impedem que os alunos que necessitam de alternativas comunicacionais possam viver de forma mais autônoma. Neste trabalho, investigamos como a Comunicação Suplementar e Alternativa que se utiliza de Tecnologia de Informação e Comunicação está sendo trabalhada no contexto de escolas brasileiras. O estudo se baseia em 266 respostas a um questionário respondido voluntariamente por professores em atividades de educação especial, em uma rede online desses profissionais, de alcance nacional. Resultados indicam a necessidade de ações que promovam maior apropriação da tecnologia computacional na utilização da Comunicação Suplementar e Alternativa em ambientes inclusivos. Os resultados também sugerem que a prática cotidiana e formação influenciam nas escolhas de ferramentas, indicando que o design de tais ferramentas poderia se beneficiar da participação das partes interessadas.

Palavras-chave: Tecnologia de informação e comunicação. Comunicação suplementar e alternativa. Educação especial. Survey. Atendimento educacional especializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Alves Moreira, Instituto Federal de São Paulo

Dra Eliana Moreira tem graduação em Computação pelo Centro Universitário de Itajubá/MG, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá/MG e  doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas/SP.
Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Seus interesses de pesquisa incluem interação humano-computador e informática na educação.
Dra Eliana Moreira recebeu Menção Honrosa no Concurso de Design do XVI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas de Computação, em 2017.

Curriculum Vitae disponível em http://lattes.cnpq.br/0556876104713566

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Dra Cecília Baranauskas é Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), colaboradora do Instituto de Computação.

Possui graduação em Ciência da Computação e Matemática, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP.
Ela conduziu estudos de pesquisa de pós-doutorado nas Universidades de Reading e Staffordshire (Reino Unido) e na Universidade Politécnica de Madrid (Espanha).
Dra. Cecília Baranauskas recebeu diversos prêmios de melhor artigo e também prêmios por sua contribuição vitalícia, como o Diploma de Mérito Educacional "Professor Darcy Ribeiro", o Prêmio ACM SIGDOC Rigo e o 1º Prêmio de Carreira de Destaque em IHC, do Comitê Especial de HCI da Sociedade Brasileira de Computação.

Curriculum Vitae disponível em http://lattes.cnpq.br/1750385790843118

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

ALVES MOREIRA, E.; CALANI BARANAUSKAS, M. C. Comunicação suplementar e alternativa no atendimento educacional especializado. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5266. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5266. Acesso em: 28 mar. 2024.