Promovendo o ensino e a aprendizagem de produção textual por meio de ficção interativa digital: Alt Story - uma proposta de modelo de unidade de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5065

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta o Alt Story, uma proposta de um modelo de unidade de estudo (UE) para produção, apresentação e avaliação de ficção interativa digital (FID) nas aulas de Língua Portuguesa, com o objetivo de promover o desenvolvimento da linguagem. A partir da análise de abordagens para o desenvolvimento de UE, desenvolveu-se o modelo, que é fundamentado em cinco fases centrais: contextualização da UE, planejamento da UE, desenvolvimento da FID; apresentação da FID e avaliação. O modelo foi avaliado por profissionais da área, entre professores de Língua Portuguesa e pesquisadores da área de jogos educacionais. Como resultados, podem ser destacados a qualidade do modelo, considerando critérios como ambiguidade, consistência, completude, compreensibilidade, corretude, flexibilidade, usabilidade e utilidade, bem como seu potencial relacionado à aprendizagem de produção textual e experiência de aprendizagem. A partir da avaliação, ressaltam-se os seguintes aspectos: a possibilidade de trabalho interdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento, a produção de diferentes gêneros textuais, a promoção de práticas de multiletramentos e o aumento do envolvimento do aluno por sua aprendizagem.

Palavras-chave: Produção Textual. Ficção interativa digital. Unidade de estudo. Multiletramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Quevedo Simonetto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede, pelo programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Espanhola e Literatura pela Universidade da Região da Campanha e Especialização em Literatura Brasileira pelo Universidade Franciscana - UFN. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa - Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha.

Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Associada do Departamento de Computação Aplicada - DCOM, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, no Centro de Educação, estando na coordenação do programa, na gestão 2019-2021.  Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

QUEVEDO SIMONETTO, J. .; BERNARDI, G. Promovendo o ensino e a aprendizagem de produção textual por meio de ficção interativa digital: Alt Story - uma proposta de modelo de unidade de estudo. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a5065. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5065. Acesso em: 24 abr. 2024.