O coordenador pedagógico como articulador da formação continuada de professores: o que pesquisas publicadas entre 2010-2020 indicam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5045

Resumo

Resumo: A incessante busca por uma Educação de qualidade reflete-se na gama de pesquisas que estão disponibilizadas no meio virtual. Indo ao encontro disso, este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão investigativa, do tipo Estado do Conhecimento, de produções científicas que abordam a formação continuada de professores com o coordenador pedagógico como mediador e articulador dessa ação nas escolas. O levantamento de dados foi realizado por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações por intermédio dos descritores: “formação continuada de professores” e “coordenador pedagógico”. A natureza da pesquisa é qualitativa e segue os argumentos da Análise Textual Discursiva. Integraram-se no corpus da pesquisa 39 trabalhos que após serem selecionados foram organizados em categorias criadas indutivamente. Emergiram as seguintes categorizações: a) formação continuada; b) professores: formação e o ato reflexivo; c) formação, função e saberes do coordenador pedagógico; e d) relação coordenador-professor. Os resultados apontam para a percepção de que a formação in loco possui relevância para a constituição do ensino/práxis docente e eficácia da aprendizagem dos estudantes. Destarte, realizar esses momentos é papel do coordenador pedagógico, o qual precisa também de desenvolvimento profissional constante para estar apto a atuar como formador de professores nas escolas.

Palavras-chave: Formação docente. Coordenação pedagógica. Educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

MICHELSON MARTINS, D.; BIANCHI, V. .; STIEBBE CALLAI, J. O coordenador pedagógico como articulador da formação continuada de professores: o que pesquisas publicadas entre 2010-2020 indicam. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a5045. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5045. Acesso em: 29 mar. 2024.