Práticas de letramento desenvolvidas no processo de alfabetização: possibilidades na construção da linguagem oral e escrita nos contextos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5044

Resumo

Resumo: O presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre alfabetização e letramento, que parte do seguinte problema de investigação: quais contribuições são trazidas no processo de alfabetização e letramento na aprendizagem da criança no cotidiano escolar mediatizado pela prática pedagógica do professor? Os objetivos são: compreender como se constitui o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como refletir acerca das contribuições da alfabetização e do letramento no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação escolar. Os resultados evidenciam que potencializar os aspectos do letramento na alfabetização de crianças é uma tarefa complexa, que exige do professor o conhecimento das dimensões que envolvam o desenvolvimento humano, tanto fatores internos quanto externos e sua inter-relação com o contexto das práticas, usos e funções sociais de leitura e escrita. Assim, esse processo da alfabetização só pode ser consolidado quando as capacidades intrapsíquicas, linguísticas, afetivas e sociais da criança estiverem em uma etapa maturacional fundamental para poder conseguir desenvolver tais capacidades em vista da aprendizagem no processo de escolarização.

Palavras-chave: Alfabetização e letramento. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGed/ da Universidade Federal do Piauí- UFPI, na Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalidade Docente- NUPPED (UFPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas- NUPEFORDEPE (UFPI).

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CNPQ). Atualmente é Professor Substituto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Codó (MA).

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Professora Adjunto I do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), e atualmente Diretora do Curso de Pedagogia. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado e Doutorado Profissional em História (ambos da UEMA). Trabalha ainda como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (MA) - SEMECT.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

SILVA JÚNIOR, D. R. da; MORAIS, J. de S.; SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO, F.-L. Práticas de letramento desenvolvidas no processo de alfabetização: possibilidades na construção da linguagem oral e escrita nos contextos sociais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a5044. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5044. Acesso em: 18 abr. 2024.