O perfil tecnológico do corpo docente em um instituto federal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4989

Resumo

Resumo: Conhecer o docente, sua história e seu domínio com aparatos tecnológicos é o primeiro passo para tentarmos introduzir Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) na sala de aula. Este artigo busca trazer dados do Instituto Federal Farroupilha no que tange à apropriação das tecnologias por seus professores e o que eles pensam acerca de sua inserção gradativa na sala de aula como forma de potencializar suas experiências enquanto docentes e a vivência dos alunos em meio a tudo isso. Foi utilizado questionário pelo Google Forms em que 217 docentes (dos 810 docentes) da instituição responderam à pesquisa. Os dados mostraram que a utilização das TDICs tem sido frequente por eles em sala de aula, haja vista o contexto tecnológico que eles vivenciam e que o instituto oportuniza, com recursos físicos e Internet, bem como solicitações de mais formações acerca do tema. Além do mais, o sistema acadêmico que a instituição disponibiliza aos docentes e alunos propicia uma colaboração para o alcance de aprendizagens com TDICs em aula.

Palavras-chave: Informática na Educação. Perfil Tecnológico. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Instituto Federal Farroupilha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

GRIEBLER, G.; CASTRO CAURIO, A.; ZIMMER WENDT, B.; SABEDRA INDA, L.; ROEHRS, R. O perfil tecnológico do corpo docente em um instituto federal de educação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4989. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4989. Acesso em: 19 abr. 2024.