O perfil tecnológico do corpo docente em um instituto federal de educação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4989Resumo
Resumo: Conhecer o docente, sua história e seu domínio com aparatos tecnológicos é o primeiro passo para tentarmos introduzir Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) na sala de aula. Este artigo busca trazer dados do Instituto Federal Farroupilha no que tange à apropriação das tecnologias por seus professores e o que eles pensam acerca de sua inserção gradativa na sala de aula como forma de potencializar suas experiências enquanto docentes e a vivência dos alunos em meio a tudo isso. Foi utilizado questionário pelo Google Forms em que 217 docentes (dos 810 docentes) da instituição responderam à pesquisa. Os dados mostraram que a utilização das TDICs tem sido frequente por eles em sala de aula, haja vista o contexto tecnológico que eles vivenciam e que o instituto oportuniza, com recursos físicos e Internet, bem como solicitações de mais formações acerca do tema. Além do mais, o sistema acadêmico que a instituição disponibiliza aos docentes e alunos propicia uma colaboração para o alcance de aprendizagens com TDICs em aula.
Palavras-chave: Informática na Educação. Perfil Tecnológico. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Instituto Federal Farroupilha.
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