Pensamento e raciocínio estocástico na BNCC de educação infantil: inferências para o letramento

Autores

  • Thuanne Souza Jahnke Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • João Carlos Pereira de Moraes UNIPAMPA
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4983

Resumo

Resumo: Com o presente artigo, visamos analisar possíveis aproximações e potencialidades sobre o trabalho com o pensamento e o raciocínio estocástico, com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (OAD) presentes na BNCC de Educação Infantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada a partir de uma análise documental. A coleta e a análise de dados se deram a partir dos OAD do referido documento. Nossos resultados apontam que essa aproximação é possível a partir dos 4º e 5º campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, que estão associados aos conteúdos de Combinatória, Estatística e Probabilidade do currículo de Matemática. Como resultados, evidenciamos ainda a importância do desenvolvimento do pensamento estocástico nas crianças pequenas para que compreendam o mundo a sua volta e saibam organizar informações por meio de tabelas, gráficos e outras formas de registros. Como potencialidades, destacamos que os OAD presentes na BNCC apresentam-se como fortes possibilidades didático-metodológicas para a construção do Letramento Estocástico. 

Palavras-chave: Letramento Estocástico. BNCC. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thuanne Souza Jahnke, Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Letras - Português, Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu (UNIPAMPA).

João Carlos Pereira de Moraes, UNIPAMPA

Doutor em Educação (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Licenciado em Matemática (UENP) e Pedagogia (UEM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIPAMPA) e do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPG).

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

JAHNKE, T. S.; MORAES, J. C. P. de; PEREIRA, A. L. Pensamento e raciocínio estocástico na BNCC de educação infantil: inferências para o letramento. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4983. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4983. Acesso em: 29 mar. 2024.