Pensamento e raciocínio estocástico na BNCC de educação infantil: inferências para o letramento
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4983Resumo
Resumo: Com o presente artigo, visamos analisar possíveis aproximações e potencialidades sobre o trabalho com o pensamento e o raciocínio estocástico, com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (OAD) presentes na BNCC de Educação Infantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada a partir de uma análise documental. A coleta e a análise de dados se deram a partir dos OAD do referido documento. Nossos resultados apontam que essa aproximação é possível a partir dos 4º e 5º campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, que estão associados aos conteúdos de Combinatória, Estatística e Probabilidade do currículo de Matemática. Como resultados, evidenciamos ainda a importância do desenvolvimento do pensamento estocástico nas crianças pequenas para que compreendam o mundo a sua volta e saibam organizar informações por meio de tabelas, gráficos e outras formas de registros. Como potencialidades, destacamos que os OAD presentes na BNCC apresentam-se como fortes possibilidades didático-metodológicas para a construção do Letramento Estocástico.
Palavras-chave: Letramento Estocástico. BNCC. Educação Infantil.
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