Investigações sobre educação em astronomia: estado do conhecimento da RELEA, SNEA, RBEF E CBEF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4794

Resumo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar e inferir sobre as publicações da área da Educação em Astronomia, entre os anos de 2004 e 2017, a fim de desvelar tendências e saturações de pesquisa. Com base na Análise de Conteúdo, foram examinados 513 artigos e resumos do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, da Revista Brasileira de Ensino de Física e do Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Encontramos como resultados algumas tendências de pesquisa na área de Educação em Astronomia. Dentre elas, o crescimento no número de publicações, a diversidade de objetos de pesquisa, técnicas, metodologias e fundamentações teóricas. Ademais, notamos a ausência de certas informações nos trabalhos analisados que denominamos como “não especificado”, como os referenciais teóricos metodológicos das pesquisas. Partindo-se do pressuposto que a área de Educação em Astronomia ainda tem muito a se desenvolver, ressaltamos a importância deste trabalho, dado que possibilita uma visão geral da progressão da produção acadêmica da área e, consequentemente, aponta direcionamentos para pesquisas futuras. 

Palavras-chave: Estado do conhecimento. Educação em Astronomia. Análise de Conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Ghirardello, UNESP-BAURU

Doutorando Programa Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP-Bauru.

Daniela Santos Machado, UNESP-BAURU

Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência- UNESP-Bauru.

Rodolfo Fortunato de Oliveira, UNESP-BAURU

Mestre em Educação para a Ciência - UNESP-Bauru.

Rodolfo Langhi, UNESP-BAURU

Doutor em Educação para a Ciência - UNESP-Bauru. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP-Bauru.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

LIMA, G. K. de; GHIRARDELLO, D.; SANTOS MACHADO, D.; FORTUNATO DE OLIVEIRA, R.; LANGHI, R. Investigações sobre educação em astronomia: estado do conhecimento da RELEA, SNEA, RBEF E CBEF. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4794. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4794. Acesso em: 25 abr. 2024.