Concepções de docentes-pesquisadores sobre pesquisa escolar e pesquisa na web
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4650Resumo
Resumo: A Web é um recurso-chave para nossa sociedade, em especial às escolas, onde é comumente utilizada na pesquisa escolar. Nesta atividade, a Web é uma parceira quase que natural. Porém, relatos em publicações acadêmicas denotam que a concepção de pesquisa escolar distancia-se do verdadeiro sentido de pesquisa, o que implica em uma apropriação pobre dos recursos disponíveis on-line. Desse modo, e tendo em vista a escassez de investigação sobre o assunto, este estudo propôs-se a identificar como docentes-pesquisadores entendem a pesquisa escolar e a pesquisa na Web, e como as utilizam. Os resultados obtidos confirmam a hipótese inicial, reforçando que há uma subutilização dos recursos, em função da concepção majoritária acerca de a pesquisa ainda ser muito distante do que é proposto pela ciência. Assim, pode-se concluir que a cultura escolar dificulta a apropriação de uma concepção de pesquisa mais ligada à investigação científica.
Palavras-chave: Pesquisa escolar. Pesquisa na Web. Internet.
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