No$$o Dinheiro: um jogo sério para introdução à educação financeira

Autores

  • Gustavo Guterres Leite IFRS Campus Porto Alegre
  • Infância Bonês Freitas IFRS Campus Porto Alegre
  • Silvia de Castro Bertagnolli IFRS Campus Porto Alegre
  • Marcia Amaral Correa de Moraes IFRS Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4034

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta o aplicativo “No$$o Dinheiro”, que tem como objetivo incentivar a prática da educação financeira no ensino fundamental, por meio de um jogo sério que emprega técnicas de gamificação para fomentar o engajamento e desenvolvimento de raciocínio lógico dos estudantes. O aplicativo está organizado em duas partes: uma destinada aos estudantes, na qual realizam atividades lúdicas para compreender o sistema monetário brasileiro, simulando situações de compra e cálculos matemáticos com a nossa moeda – o Real; e a outra para os docentes, onde é possível gerenciar e fazer o acompanhamento individual da aprendizagem das turmas/estudantes. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, sendo que esta última foi conduzida com 18 estudantes de nível fundamental. O aplicativo foi avaliado de modo a delinear um perfil etário dos alunos e suas experiências prévias com jogos, bem como a usabilidade e a experiência ao interagir com o aplicativo aqui descrito. Como resultado principal pode-se apontar que o jogo contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina em que ele foi aplicado, conforme apontam os estudantes participantes, pois eles conseguiram identificar os elementos do sistema monetário brasileiro e realizar algumas das operações básicas da matemática. Espera-se que com aplicativo seja possível difundir e fortalecer o conhecimento do sistema monetário brasileiro entre as crianças do ensino fundamental, demonstrando a importância dos conceitos da matemática em seu cotidiano.

Palavras-chave: Educação Financeira. Sistema Monetário Brasileiro. Jogos Sérios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia de Castro Bertagnolli, IFRS Campus Porto Alegre

Doutora em Computação (PPGC/UFRGS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

LEITE, G. G.; FREITAS, I. B.; BERTAGNOLLI, S. de C.; CORREA DE MORAES, M. A. No$$o Dinheiro: um jogo sério para introdução à educação financeira. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a4034. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4034. Acesso em: 28 mar. 2024.