No$$o Dinheiro: um jogo sério para introdução à educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4034Resumo
Resumo: Este artigo apresenta o aplicativo “No$$o Dinheiro”, que tem como objetivo incentivar a prática da educação financeira no ensino fundamental, por meio de um jogo sério que emprega técnicas de gamificação para fomentar o engajamento e desenvolvimento de raciocínio lógico dos estudantes. O aplicativo está organizado em duas partes: uma destinada aos estudantes, na qual realizam atividades lúdicas para compreender o sistema monetário brasileiro, simulando situações de compra e cálculos matemáticos com a nossa moeda – o Real; e a outra para os docentes, onde é possível gerenciar e fazer o acompanhamento individual da aprendizagem das turmas/estudantes. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, sendo que esta última foi conduzida com 18 estudantes de nível fundamental. O aplicativo foi avaliado de modo a delinear um perfil etário dos alunos e suas experiências prévias com jogos, bem como a usabilidade e a experiência ao interagir com o aplicativo aqui descrito. Como resultado principal pode-se apontar que o jogo contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina em que ele foi aplicado, conforme apontam os estudantes participantes, pois eles conseguiram identificar os elementos do sistema monetário brasileiro e realizar algumas das operações básicas da matemática. Espera-se que com aplicativo seja possível difundir e fortalecer o conhecimento do sistema monetário brasileiro entre as crianças do ensino fundamental, demonstrando a importância dos conceitos da matemática em seu cotidiano.
Palavras-chave: Educação Financeira. Sistema Monetário Brasileiro. Jogos Sérios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.