O conceito de leitura dos docentes universitários e implicações pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3860

Resumo

Resumo: A formação leitora é intrínseca ao saber e fazer pedagógico, uma vez que a leitura faz parte da constituição dos sujeitos e da docência. O objetivo do presente estudo foi compreender o conceito de leitura dos docentes universitários e as implicações pedagógicas a partir da percepção dos professores. O estudo foi descritivo de abordagem qualitativa, tendo como lócus a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Participaram quarenta e oito professores. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Quanto à análise dos dados, foram utilizados os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2004). O aporte teórico amparou-se nos conceitos de formação de professores abordados por Freire (2002; 2006), Cunha (2010a; 2010b; 2012), Nóvoa (1992), Tardif (2002) e Zabalza (2004), dentre outros. Para a discussão acerca da formação leitora, o diálogo ocorreu com Leffa (1996) e Souza (2002), acrescido da contribuição de outros pesquisadores. Identificamos que a formação docente e leitora não é um processo homogêneo e constitui-se por meio da reflexibilidade crítica sobre as práticas pedagógicas e por intermédio da reconstrução contínua da identidade cultural de cada professor. Com relação às práticas pedagógicas, a pesquisa distinguiu que o processo de formação leitora é um fator influenciador nos quesitos de metodologias de ensino aprendizagem também no ensino superior.

Palavras-chave: Docentes universitários. Formação leitora. Prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Gildo Volpato, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Doutor em Educação pela UNISINOS. Prof. no Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-9167-7559 - E-mail: [email protected]

 

Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Doutora em Administração pela UNIVALI. Mestra em Ciências da Linguagem. Profa. nos Cursos de graduação em Letras, Administração e Tecnologia em Gestão da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-3350-0899 - E-mail: [email protected] 

Charlene Soares, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Mestra em Educação e licenciada em Letras - Português, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Profa. do Grupo Educacional (CENSUPEG). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8796-2450 - E-mail: [email protected]

 

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Publicado

2020-07-05

Como Citar

VOLPATO, G.; DIAS, A. T. B. B. B.; SOARES, C. O conceito de leitura dos docentes universitários e implicações pedagógicas. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a3860. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3860. Acesso em: 28 mar. 2024.