O conceito de leitura dos docentes universitários e implicações pedagógicas

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DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3860

Resumo

Resumo: A formação leitora é intrínseca ao saber e fazer pedagógico, uma vez que a leitura faz parte da constituição dos sujeitos e da docência. O objetivo do presente estudo foi compreender o conceito de leitura dos docentes universitários e as implicações pedagógicas a partir da percepção dos professores. O estudo foi descritivo de abordagem qualitativa, tendo como lócus a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Participaram quarenta e oito professores. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Quanto à análise dos dados, foram utilizados os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2004). O aporte teórico amparou-se nos conceitos de formação de professores abordados por Freire (2002; 2006), Cunha (2010a; 2010b; 2012), Nóvoa (1992), Tardif (2002) e Zabalza (2004), dentre outros. Para a discussão acerca da formação leitora, o diálogo ocorreu com Leffa (1996) e Souza (2002), acrescido da contribuição de outros pesquisadores. Identificamos que a formação docente e leitora não é um processo homogêneo e constitui-se por meio da reflexibilidade crítica sobre as práticas pedagógicas e por intermédio da reconstrução contínua da identidade cultural de cada professor. Com relação às práticas pedagógicas, a pesquisa distinguiu que o processo de formação leitora é um fator influenciador nos quesitos de metodologias de ensino aprendizagem também no ensino superior.

Palavras-chave: Docentes universitários. Formação leitora. Prática pedagógica.

Biografia do Autor

Gildo Volpato, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Doutor em Educação pela UNISINOS. Prof. no Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-9167-7559 - E-mail: giv@unesc.net

 

Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Doutora em Administração pela UNIVALI. Mestra em Ciências da Linguagem. Profa. nos Cursos de graduação em Letras, Administração e Tecnologia em Gestão da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-3350-0899 - E-mail: bbd@unesc.net 

Charlene Soares, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Mestra em Educação e licenciada em Letras - Português, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Profa. do Grupo Educacional (CENSUPEG). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8796-2450 - E-mail: charlene@unesc.net

 

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Publicado

2020-07-05