O letramento digital no processo de formação de professores de línguas

Autores

  • Gabriela Marzari Centro Universitário Franciscano / Universidade Católica de Pelotas
  • Vilson Leffa Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1816

Resumo

Resumo: No presente artigo, investigamos em que medida as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na formação de professores de línguas no Brasil, tanto da língua materna quanto de línguas estrangeiras, a partir da identificação de práticas de letramento digital, conforme descritas pelos participantes deste estudo. Com esse objetivo, analisamos as concepções de quinze professores de Letras sobre o papel da tecnologia no ensino de línguas e suas implicações para a prática docente sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992). A análise revelou que a presença da tecnologia nos cursos de formação de professores de Letras restringe-se, na maioria das vezes, a disciplinas eletivas e atividades extracurriculares. Como consequência, esses professores não se sentem efetivamente preparados para atuar no atual contexto sócio-histórico, profundamente marcado pela presença das TIC.

Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologia. Letramento digital.

 

DIGITAL LITERACY IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF LANGUAGE TEACHERS

Abstract: In this paper, we investigate the extent to which Information and Communication Technology (ICT) is present in the educational process of language teachers in Brazil, both Portuguese and foreign languages, by identifying digital literacy practices as described by the participants of this study. With this objective in mind, we analyze the discourse of fifteen language teachers on the role of technology in language teaching and its implications for teaching practice from the perspective of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1989, 1992). The analysis showed that the presence of technology in language teacher education courses is limited, in most cases, to elective courses and extracurricular activities. As a result, these teachers do not feel prepared to function effectively in the current socio-historical context, deeply marked by the presence of ICT.

Keywords: Teacher education. Technology. Digital literacy.

 

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Biografia do Autor

Gabriela Marzari, Centro Universitário Franciscano / Universidade Católica de Pelotas

Gabriela Quatrin Marzar é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL/RS). Bolsista CAPES (Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior) e pesquisadora visitante na Monash University, Austrália. Professora do Curso de Letras: Português e Inglês do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/RS).

Vilson Leffa, Universidade Católica de Pelotas

Vilson José Leffa é doutor em Linguística Aplicada pela University of Texas System, EUA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, RS, Brasil.

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Publicado

2013-12-06

Como Citar

MARZARI, G.; LEFFA, V. O letramento digital no processo de formação de professores de línguas. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 2, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n2.a1816. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1816. Acesso em: 28 mar. 2024.