A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores

Autores

  • Noemi Luciane dos Santos IFRS-Câmpus Erechim
  • Sabrina Letícia Couto da Silva IFRS

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1795

Resumo

Resumo: Este trabalho constitui-se no relato de uma pesquisa que teve por objetivos coletar e analisar dados referentes à compreensão leitora de alunos de ensino técnico subsequente e de ensino superior do IFRS-Câmpus Erechim. Os dados foram coletados por meio da aplicação do teste cloze (TAYLOR, 1953) no início e ao final do semestre letivo 2012/1, e os resultados obtidos foram analisados através do teste estatístico de comparações de médias pareadas t de Student, utilizando-se um nível de significância de 5%. Os resultados gerais em relação ao desempenho dos alunos apontam que há diminuição do número de acertos no segundo teste.

Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Texto.

 

LA COMPRENSIÓN LECTORA DE ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA TÉCNICA E UNIVERSITARIA

Resumen: En este trabajo se presenta el resultado de una investigación que tuvo como objetivos recopilar y analizar datos referentes a la comprensión lectora de alumnos de la  enseñanza técnica y de la enseñanza universitaria del IFRS - Campus Erechim. Los datos fueron recopilados a través de la aplicación de la prueba cloze (TAYLOR, 1953) en el inicio y al final del semestre lectivo 2012/1, y los resultados fueron analizados a través de la prueba estadística de comparaciones de medias pareadas t Student, con un nivel de significación de 5%. Los resultados generales relacionados al rendimiento de los alumnos apuntan que hay disminución en el número de aciertos en la segunda prueba.

Palabras clave: Lectura. Comprensión. Texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Letícia Couto da Silva, IFRS

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus PortoAlegre; Bacharel em Estatística e Mestre em Epidemiologia pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-07-20

Como Citar

SANTOS, N. L. dos; SILVA, S. L. C. da. A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n1.a1795. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795. Acesso em: 19 abr. 2024.