Mídia Televisão: Recurso de Aprendizagem no Espaço Escolar

Autores

  • Daiane Pereira de Souza Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1714

Resumo

Resumo: O artigo que segue discorre acerca da utilização da televisão no espaço escolar como recurso pedagógico, que venha a favorecer o processo de ensinar e aprender. Na cultura atual, desenvolveu-se o hábito de assistir à televisão; neste contexto, pode-se afirmar que a grande maioria das residências do nosso país, urbanas ou interioranas, dispõe da TV, que atinge a população tanto no entretenimento quanto na informação. A televisão é caracterizada como um meio de comunicação fascinante e de fácil acesso, que vem interferindo na forma de agir e pensar com relação ao mundo que nos cerca. Em vista disso, o presente artigo apresenta possibilidades quanto à utilização dessa tecnologia para favorecer a aprendizagem, visando promover o senso crítico e a atualização, a partir da ideia de que a programação veiculada na grande maioria das emissoras aborda temas atuais, sejam os programas de caráter informativo ou de entretenimento. Quanto à teoria, o trabalho se fundamenta no pensamento de autores como Marcos Napolitano, Douglas Kellner, Vânia Lúcia Quintão Carneiro, dentre outros.

Palavras chave: Televisão. Tecnologia. Educação.


MEDIA TELEVISIÓN: RECURSO DE APRENDIZAJE EM ESPACIO ACADÉMICO

Resumen: El artículo habla siguientes sobre el uso de la televisión en la escuela como un recurso didáctico, lo que facilitará el proceso de enseñanza y aprendizaje. En la cultura actual, ha desarrollado el hábito de ver la televisión, observamos que la gran mayoría de los hogares en nuestro país, urbana o rural, que tiene la televisión, que afecta a la población, tanto en el entretenimiento y la información, y se caracteriza por un medios de comunicación fascinante y de fácil acceso, que está interfiriendo en la forma de actuar y de pensar sobre el mundo que nos rodea. En consecuencia, este artículo presenta las posibilidades para el uso de esta tecnología para promover el aprendizaje, para promover el pensamiento crítico y actualización, a sabiendas de que la programación al aire en la mayoría de las direcciones de las estaciones de temas de actualidad, programas informativos o entretenimiento. En cuanto a la teoría, el trabajo se basa en el pensamiento de autores como Mark Napolitano, Douglas Kellner, Vânia Lúcia Quintão Carneiro, entre otros.

Palabras clave: la televisión. la tecnología. la educación.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Pereira de Souza, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Professora da Universidade Federal de Rio Grande (FURG-RS). Especialista em Mídias na Educação (FURG-RS). Psicopedagoga Clínica e Institucional (FCSF-SC). Pós-Graduanda em Educação Ambiental (FURG-RS). Tutora/Coorientadora no Curso de Especialização em Mídias na Educação.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

SOUZA, D. P. de. Mídia Televisão: Recurso de Aprendizagem no Espaço Escolar. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35819/tear.v1.n1.a1714. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1714. Acesso em: 29 mar. 2024.