Mídia Televisão: Recurso de Aprendizagem no Espaço Escolar
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1714Resumo
Resumo: O artigo que segue discorre acerca da utilização da televisão no espaço escolar como recurso pedagógico, que venha a favorecer o processo de ensinar e aprender. Na cultura atual, desenvolveu-se o hábito de assistir à televisão; neste contexto, pode-se afirmar que a grande maioria das residências do nosso país, urbanas ou interioranas, dispõe da TV, que atinge a população tanto no entretenimento quanto na informação. A televisão é caracterizada como um meio de comunicação fascinante e de fácil acesso, que vem interferindo na forma de agir e pensar com relação ao mundo que nos cerca. Em vista disso, o presente artigo apresenta possibilidades quanto à utilização dessa tecnologia para favorecer a aprendizagem, visando promover o senso crítico e a atualização, a partir da ideia de que a programação veiculada na grande maioria das emissoras aborda temas atuais, sejam os programas de caráter informativo ou de entretenimento. Quanto à teoria, o trabalho se fundamenta no pensamento de autores como Marcos Napolitano, Douglas Kellner, Vânia Lúcia Quintão Carneiro, dentre outros.
Palavras chave: Televisão. Tecnologia. Educação.
MEDIA TELEVISIÓN: RECURSO DE APRENDIZAJE EM ESPACIO ACADÉMICO
Resumen: El artículo habla siguientes sobre el uso de la televisión en la escuela como un recurso didáctico, lo que facilitará el proceso de enseñanza y aprendizaje. En la cultura actual, ha desarrollado el hábito de ver la televisión, observamos que la gran mayoría de los hogares en nuestro país, urbana o rural, que tiene la televisión, que afecta a la población, tanto en el entretenimiento y la información, y se caracteriza por un medios de comunicación fascinante y de fácil acceso, que está interfiriendo en la forma de actuar y de pensar sobre el mundo que nos rodea. En consecuencia, este artículo presenta las posibilidades para el uso de esta tecnología para promover el aprendizaje, para promover el pensamiento crítico y actualización, a sabiendas de que la programación al aire en la mayoría de las direcciones de las estaciones de temas de actualidad, programas informativos o entretenimiento. En cuanto a la teoría, el trabajo se basa en el pensamiento de autores como Mark Napolitano, Douglas Kellner, Vânia Lúcia Quintão Carneiro, entre otros.
Palabras clave: la televisión. la tecnología. la educación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.