Análise de material autoral digital educacional com base na interdisciplinaridade e na aprendizagem baseada em problemas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6786

Resumen

Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como os conceitos de Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas, especificamente Aprendizagem Baseada em Problemas, contribuem para a criação de um Material Autoral Digital Educacional (MADE) por estudantes universitários de diferentes cursos. Foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando a metodologia do estudo de caso. A unidade de análise é o MADE intitulado “Aplicativos de Relacionamentos”, vídeo desenvolvido por um grupo interdisciplinar composto por quatro alunos durante o primeiro semestre de 2022, no âmbito da disciplina Tecnodocência de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Ceará. A análise dos dados foi realizada em duas etapas, a saber: descrição da estrutura e funcionamento do MADE e interpretação direta do material desenvolvido, comparando-o com os aspectos teóricos da interdisciplinaridade e da aprendizagem baseada em problemas. Os resultados da pesquisa revelaram que a ferramenta criada pelos universitários ao integrar conhecimentos de diversas áreas, como Biologia, Química, Matemática e Filosofia, estimulou a reflexão sobre o tema e possibilitou a compreensão dos conceitos abordados sob diferentes perspectivas, demonstrando as possibilidades do MADE como metodologia que promove a aprendizagem ativa e colaborativa, estimulando os alunos a associarem a busca por relacionamentos amorosos à história evolutiva da espécie. No entanto, foram identificadas oportunidades para maior desenvolvimento, como uma exploração mais detalhada de aspectos ligados à atração emocional, como “biologia e química cerebral”, bem como a inclusão de exemplos práticos de algoritmos utilizados em aplicativos de relacionamento amoroso.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Articulação entre saberes. Tecnologias digitais na graduação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Alexandrino Aquino, Universidade Federal do Ceará

Licenciada en Física por la Universidad Estatal de Ceará - UECE (2013), especialista en Enseñanza de Nanociencias y Nanotecnología por la Universidad Franciscana - UFN (2021), máster en Enseñanza de Física por la Universidad Estatal de Ceará - UECE (2016) y doctoranda en Enseñanza en el Programa de Posgrado en Enseñanza de la Red Nordeste de Enseñanza - Polo RENOEN - UFC. Actualmente soy profesora Asistente en la Universidad Estatal de Ceará, con asignación en la Facultad de Educación, Ciencias y Letras de Iguatu (FECLI). Tengo interés en estudios relacionados con la enseñanza de la Física, con énfasis en Física Contemporánea y en temas de Nanociencia y Nanotecnología aplicados a la enseñanza de las Ciencias.

Thiago da Costa Germano, Universidade Federal do Ceará

Graduado em BIOLOGIA (LICENCIATURA) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - (2008); tem especialização em GESTÃO AMBIENTAL pela mesma Universidade (2012) e é especialista em METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER - (2015); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC)(2019). Doutorando em ensino (Rede Nordeste de Ensino, RENOEN, UFC). Atualmente é professor de Biologia da Rede Estadual de Ensino do Ceará no município de Cascavel.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Publicado

2023-12-10

Cómo citar

ALEXANDRINO AQUINO, A.; GERMANO, T. da C.; DE LIMA, L. Análise de material autoral digital educacional com base na interdisciplinaridade e na aprendizagem baseada em problemas. #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6786. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6786. Acesso em: 11 may. 2024.