Análise de material autoral digital educacional com base na interdisciplinaridade e na aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6786Resumen
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como os conceitos de Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas, especificamente Aprendizagem Baseada em Problemas, contribuem para a criação de um Material Autoral Digital Educacional (MADE) por estudantes universitários de diferentes cursos. Foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando a metodologia do estudo de caso. A unidade de análise é o MADE intitulado “Aplicativos de Relacionamentos”, vídeo desenvolvido por um grupo interdisciplinar composto por quatro alunos durante o primeiro semestre de 2022, no âmbito da disciplina Tecnodocência de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Ceará. A análise dos dados foi realizada em duas etapas, a saber: descrição da estrutura e funcionamento do MADE e interpretação direta do material desenvolvido, comparando-o com os aspectos teóricos da interdisciplinaridade e da aprendizagem baseada em problemas. Os resultados da pesquisa revelaram que a ferramenta criada pelos universitários ao integrar conhecimentos de diversas áreas, como Biologia, Química, Matemática e Filosofia, estimulou a reflexão sobre o tema e possibilitou a compreensão dos conceitos abordados sob diferentes perspectivas, demonstrando as possibilidades do MADE como metodologia que promove a aprendizagem ativa e colaborativa, estimulando os alunos a associarem a busca por relacionamentos amorosos à história evolutiva da espécie. No entanto, foram identificadas oportunidades para maior desenvolvimento, como uma exploração mais detalhada de aspectos ligados à atração emocional, como “biologia e química cerebral”, bem como a inclusão de exemplos práticos de algoritmos utilizados em aplicativos de relacionamento amoroso.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Articulação entre saberes. Tecnologias digitais na graduação.
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