A vivência artística do gesto da dança na velhice: a experiência estética como possibilidade formativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6655

Resumen

Este estudo teórico-filosófico propõe discutir conceitualmente a vivência artística do sujeito velho a partir do gesto da dança, a fim de perseguir a possibilidade de formação através da experiência estética na velhice. Para tanto, tomamos as reflexões acerca da vivência como caminho para a compreensão da experiência estética a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002). Desse modo, primeiramente, as reflexões indicam que a vivência estética é primordial para o acontecimento de uma experiência estética, sendo que a vivência artística do gesto dançado apresenta-se como uma aventura ao sujeito velho devido ao caráter de exceção que a envolve. Em seguida, os argumentos demonstram que a experiência estética estabelece-se intersubjetivamente por meio do jogo entre os participantes, na relação com um tu. Por fim, o gesto da dança é entendido como obra de arte, o qual é capaz constituir outros sentidos para a existência do artista velho através da experiência estética.

Palavras-chave: Gesto da Dança. Velhice. Vivência Artística. Experiência Estética. Formação.

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Publicado

2023-07-06

Cómo citar

KHALIL SULEIMAN ZUCCO, A.; CARBONARA, V. A vivência artística do gesto da dança na velhice: a experiência estética como possibilidade formativa. #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6655. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6655. Acesso em: 12 may. 2024.