O currículo da/para a Educação do Campo: apontamentos teóricos e normativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a7182

Resumo

A Educação do Campo nasce a partir de movimentos sociais contrários à educação mercadológica e urbanocêntrica imposta aos povos das florestas, dos rios, dos quilombos e dos assentamentos da Reforma Agrária. Reivindica-se um projeto de educação que integre e valorize os saberes e experiências desses múltiplos sujeitos que ressoam na rigidez do currículo normativo. Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica na Universidade Federal do Pará, que tem como objeto de pesquisa o currículo da/para a Educação do Campo implementado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental de Cururu localizada no município de Salvaterra/Pará. Neste texto, apresentamos um levantamento bibliográfico e documental cujo objetivo é identificar o que os teóricos que se debruçam sobre o estudo da Educação do Campo e a legislação educacional brasileira em vigor orientam sobre a construção do currículo da/para as escolas do campo. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental como instrumento metodológico. Concluímos que a Educação do Campo, no contexto de discussão dos documentos e autores, traz para o debate a singularidade do campo, suas formas próprias de organização, sua cultura, tradições e relações estabelecidas com o território. São singularidades que atravessam o currículo prescrito e disputam espaço no currículo real. Nessa relação, reivindica-se o real papel do currículo na transformação social, na construção da identidade e da formação do educando em sua integralidade. 

Palavras-chave: Educação do Campo. Currículo. Pesquisa documental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Wanily Oliveira Mendes Santana, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará (PPEB/UFPA). Possui Especialização em Currículo da Educação Básica pelo Núcleo de Estudos Transdiciplinares em Educação Básica – NEB/UFPA. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém (SEMEC).

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Professor titular da Universidade Federal do Pará. Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica. Atua como Professor no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA).

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

OLIVEIRA MENDES SANTANA, C. W.; RÊGO DA ROCHA, G. O. O currículo da/para a Educação do Campo: apontamentos teóricos e normativos . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.35819/tear.v13.n1.a7182. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/7182. Acesso em: 14 jul. 2024.