Um olhar atento e crítico para as estatísticas oficiais da educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6638

Resumo

O presente artigo tem como objetivo levantar elementos para a reflexão sobre as estatísticas oficiais da educação profissional, por meio do diálogo com produções de quatro autores que abordam diretamente esse tema: Cláudio de Moura Castro, Simon Schwartzman, Gustavo Henrique de Moraes e Ana Elizabeth de Albuquerque. Ainda que este trabalho não constitua uma robusta revisão de literatura, as análises fornecem subsídios para a reflexão, dadas as características, dificuldades e ausências de discussão das estatísticas relacionadas à educação profissional.  O presente estudo utilizou como princípio a sociologia das estatísticas oficiais. A análise permitiu destacar cinco elementos importantes para as estatísticas oficiais da educação profissional: a relação com as políticas públicas; a agenda de produção das estatísticas; as categorias analíticas; a verificação das tendências de dispersão ou centralização dos sistemas; e as ausências e invisibilidades contidas nos números.

Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Sociologia das estatísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eilson Castro Soares de Oliveira, IFMT

Doutorando do programa de Pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas - PTEP da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Professor de Sociologia do IFMT Campus São Vicente. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5853-2104. E-mail: [email protected].

Ana Carolina Soares Bertho, ENCE/IBGE

Doutorado em Demografia pela UNICAMP. Professora e Pesquisadora do programa de Pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas - PTEP da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4822-1948. E-mail:[email protected].

Igor Vasconcelos Nogueira, IFSP

Doutorando do programa de Pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas - PTEP da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Professor de gestão do IFSP Campus Capivari. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8635-3605. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

CASTRO SOARES DE OLIVEIRA, E.; CAROLINA SOARES BERTHO, A.; VASCONCELOS NOGUEIRA, I. Um olhar atento e crítico para as estatísticas oficiais da educação profissional. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6638. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6638. Acesso em: 12 maio. 2024.