Um olhar atento e crítico para as estatísticas oficiais da educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6638Resumo
O presente artigo tem como objetivo levantar elementos para a reflexão sobre as estatísticas oficiais da educação profissional, por meio do diálogo com produções de quatro autores que abordam diretamente esse tema: Cláudio de Moura Castro, Simon Schwartzman, Gustavo Henrique de Moraes e Ana Elizabeth de Albuquerque. Ainda que este trabalho não constitua uma robusta revisão de literatura, as análises fornecem subsídios para a reflexão, dadas as características, dificuldades e ausências de discussão das estatísticas relacionadas à educação profissional. O presente estudo utilizou como princípio a sociologia das estatísticas oficiais. A análise permitiu destacar cinco elementos importantes para as estatísticas oficiais da educação profissional: a relação com as políticas públicas; a agenda de produção das estatísticas; as categorias analíticas; a verificação das tendências de dispersão ou centralização dos sistemas; e as ausências e invisibilidades contidas nos números.
Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Sociologia das estatísticas.
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