O Google Classroom no ensino remoto da UFES na perspectiva dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6604

Resumo

Este estudo pertence à área das tecnologias educativas, mais especificamente, se concentra no ensino remoto durante o período da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender como o software Google Classroom pode colaborar para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e impactar no ensino da rede pública de Ensino Superior. Dessa forma, analisou-se como o Google Classroom foi utilizado na Universidade Federal do Espírito Santo para a implementação do ensino remoto em cursos de graduação. Verificou-se, ainda, como se dá o processo de ensino e aprendizagem por meio desse software e se ele é um recurso que influencia positivamente na qualidade da prática docente a fim de sugerir seu uso para outras instituições de ensino enquanto uma ferramenta tecnológica de apoio ao ensino presencial. Este estudo de caso é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Conclui-se que o uso do Google Classroom foi viável no ensino remoto da UFES e poderá colaborar para a potencialização da qualidade do ensino híbrido na educação superior.

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. UFES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilson Marques de Oliveira, IFRS - Campus de Porto Alegre

Aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Informática da Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre.

Marcelo Augusto Rauh Schmitt, IFRS

Doutor em Informática na Educação. Professor do Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre - RS / Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

MARQUES DE OLIVEIRA, A.; RAUH SCHMITT, M. A. O Google Classroom no ensino remoto da UFES na perspectiva dos professores. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6604. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6604. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Espaço Plural