Percepções de docentes de ciências da natureza do Instituto Federal Farroupilha acerca do processo de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6585Resumo
Com o objetivo de refletir sobre a prática docente e sobre a aprendizagem escolar, traz-se o presente estudo que se deteve em entrevistar 23 docentes da área de Ciências da Natureza do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A referida pesquisa foi conduzida entre os meses de julho e setembro de 2020, época em que o desenvolvimento das atividades de ensino emergencial remoto estavam entrando em vigor. Neste aspecto, muitos foram os docentes que ainda estavam se acostumando ao trabalho com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), haja vista o distanciamento imposto pela pandemia da COVID-19. Para a geração de dados deste estudo de caso, foi estabelecido um roteiro de 26 perguntas que norteiam desde o tempo de trabalho em sala de aula, questões relativas à avaliação e a utilização das TDICs por parte dos docentes para sua realização das atividades escolares. A análise efetuada seguiu os preceitos de Bardin (2011), preceitos esses ancorados em três categorias em que os dados foram analisados, a saber: características do público, avaliação e prática do professor e tecnologias digitais e avaliação escolar. Sendo assim, a partir da análise dos dados, constatamos que os resultados mostraram docentes tradicionais no uso da avaliação, utilizando a prova como instrumento principal dentro do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, observamos que novas metodologias e ferramentas passam a ser empregadas, em especial, pelo advento das TDICs.
Palavras-chave: Avaliação. TDICs. Ensino Remoto.
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