A educação alimentar e nutricional em cursos de Pedagogia do estado do Ceará: da formação acadêmica aos desafios de ensino por professores formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6380

Resumo

Em virtude dos hábitos alimentares inadequados dos brasileiros e da necessidade de estudos sobre a formação de professores pedagogos para o ensino sobre assuntos de alimentação saudável, este trabalho objetivou analisar a formação acadêmica, as experiências exitosas e os desafios dos professores formadores de cinco cursos de Pedagogia do estado do Ceará sobre a realização de práticas educativas com o tema Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Para isso, realizou-se a aplicação de um questionário eletrônico e/ou uma entrevista a sete docentes pedagogos que ministram disciplinas as quais tangenciam a EAN, como o Ensino de Ciências e a Educação em Saúde. Verificou-se que a maioria dos docentes dos cursos de Pedagogia investigados não teve formação com o tema alimentação saudável, as suas experiências se limitam aos aspectos assistencialistas, nutricionais e, em poucos casos, a perspectiva de vida dos sujeitos (cultural, social, ambiental, dentre outros). Quanto as dificuldades, detectou-se a carência de preparação acadêmica como majoritária, sendo reflexo de formações bacharelescas ou em áreas do conhecimento distintas do ensino de Ciências. Portanto, torna-se necessário investir na preparação desses docentes, os quais são essenciais para a formação inicial de futuros professores pedagogos.

Palavras-chave: Alimentação saudável. Professores formadores. Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC).  Coordenador de Educação Contextualizada no Município de Ipaporanga/CE.

José Arimatea Barros Bezerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC).

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC).

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

MOURA, F. N. de S.; BEZERRA, J. A. B.; LEITE, R. C. M. A educação alimentar e nutricional em cursos de Pedagogia do estado do Ceará: da formação acadêmica aos desafios de ensino por professores formadores. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6380. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6380. Acesso em: 29 abr. 2024.