Narrativas aquareláveis da protagonista no conto “A fugitiva” de Alice Munro

Autores

  • Cláudia Silva Estima Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Ernani Mügge Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6320

Resumo

Este estudo tem por objetivo realizar uma intersecção entre literatura e artes plásticas, tendo como objeto de estudo a personagem feminina Carla, de Alice Munro (2001), protagonista no conto “A Fugitiva”. Para tal, será realizada uma seleção de excertos que traduzem o perfil e as vivências dessa personagem, com vistas a produzir, a partir de sua interpretação, trabalhos em aquarela, simbolizando graficamente o olhar de afetividade presente em seu corpo. O texto traça, em um primeiro momento, o percurso histórico que envolve a intersecção entre os domínios, pontuando o papel da interpretação. Em seguida, propõe uma reflexão sobre o termo afetividade, o qual serve como instrumento na aproximação das duas linguagens. Por último, apresenta-se trechos do conto, bem como o processo de transposição das imagens do plano verbal ao visual. As produções repercutem momentos críticos da narrativa traduzidos em trabalhos em aquarela que trazem representações de leituras singulares e subjetivas da narrativa e são resultado de interpretações possíveis das passagens destacadas.

Palavras-chave: Artes visuais. Literatura. Interpretação. Afetividade. Transposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Silva Estima, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Doutora em Estudos da Linguagem

Professora da Língua Inglesa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Doutor em Literatura brasileira, portuguesa e luso-africana pela UFRGS, com pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). Pesquisador e professor no curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale.

 

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

ESTIMA, C. S.; MÜGGE, E. Narrativas aquareláveis da protagonista no conto “A fugitiva” de Alice Munro. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6320. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6320. Acesso em: 29 abr. 2024.