Capitalização da educação escolar: efeitos da racionalidade técnica na avaliação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6282Resumo
Diante das transformações sociais advindas da globalização, a educação básica tem passado por um processo de capitalização. O atendimento a fatores externos, econômicos e culturais, influenciam a competitividade internacional e promove a materialização do ensino; instrumentalizando processos importantes na formação escolar, como a avaliação da aprendizagem. O objetivo deste texto é discutir a influência da racionalidade técnica, sob a perspectiva da capitalização escolar, na formação dos alunos da educação básica. É dado enfoque na avaliação da aprendizagem, tendo como recorte temporal o cenário pós-pandemia. O estudo integra o processo de investigação científica composto por pesquisas de Mestrado e Doutorado dos autores, possuindo uma temática comum: a relação inversa entre a racionalidade técnica e autonomia docente. O tipo de pesquisa adotado foi a exploratória (GIL, 2008), utilizando o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental para a coleta de dados. A interpretação foi na perspectiva da abordagem qualitativa (LUDKE e ANDRÉ, 1986) empregando a técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). O processo de categorização, identificou os termos: racionalidade técnica, capitalização escolar e avaliação da aprendizagem. Quanto aos resultados, foi identificado a racionalidade técnica sendo utilizada como ferramenta precursora da capitalização da educação básica, acelerando processos formativos, a partir da automatização na avaliação da aprendizagem. Este modelo foi intensificado devido à Pandemia da covid-19, impactando diretamente nas iniciativas para uma educação emancipatória.
Palavras-chave: Racionalidade Técnica. Capitalização Escolar. Avaliação da Aprendizagem.
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