Espaço maker educacional e a gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6274Resumo
Este artigo visa relacionar as políticas públicas com as abordagens de utilização dos espaços makers no contexto educacional de modo a trazer algumas possibilidades de práticas de gestão escolar que otimizem a sua utilização. Para tal, utilizou-se a pesquisa de caráter teórico, fundamentada na pesquisa bibliográfica sobre espaços makers, atentando-se aos principais conceitos, bem como às abordagens educacionais existentes, por meio da análise de estudos, textos, artigos, livros que sustentam e subsidiam esta temática. Assim, alguns aspectos teóricos relacionados às principais abordagens de espaços makers existentes são apresentados: Espaço Maker, FabLab, FabLearn, que embasam a utilização dos espaços makers nos ambientes educacionais. Como método de pesquisa também se utilizou uma revisão narrativa da literatura, a qual tem o propósito de ter um escopo mais abrangente. Assim, como resultados, o artigo apresenta uma síntese sobre as principais pesquisas identificadas e suas relações com os espaços maker educacionais.
Palavras-chave: Espaço Maker Educacional. Movimento maker. Gestão escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.