A parceria público-privada nos programas educacionais de Mato Grosso do Sul: forma da privatização da educação (2018-2022)
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6264Resumo
Este artigo objetivou mapear os programas educacionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que estabelecem parceria e convênios com instituições privadas, no período de 2018 e 2022, refletindo sobre o papel da educação na construção de uma sociedade democrática. Para isso, foi elencada a legislação, bem como documentos oriundos do Ministério Público do estado de Mato Grosso do Sul, com informes da imprensa local e bibliografia referente à temática. Foram selecionados três programas: Programa de Educação em Tempo Integral (Escola de Autoria), Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais (Volta ao Novo) e Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança. Concluiu-se que, com o discurso de “melhoria da qualidade da educação”, as parcerias estabelecidas com o setor privado (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura, Bem Comum e Fundação Lemann) utilizam recursos públicos para que a classe que já possui o poder econômico exerça poder também sobre as subjetividades e as ideologias da sociedade brasileira por intermédio de formações continuadas dos trabalhadores da educação e de materiais de apoio.
Palavras-chave: Programas Educacionais. Parceria público-privada. Privatização da educação.
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