O avanço de empresas Edtechs na educação básica: análise da cobertura noticiosa feita pelos jornais paulistas nos anos de 2018 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6248

Resumo

A pandemia de COVID-19 foi considerada o maior desafio imposto aos sistemas educacionais em toda a história, chegando a afastar mais de um bilhão de crianças de suas escolas em todo o mundo e obrigando os sistemas de ensino a funcionarem com restrições durante meses. Nesse contexto, as soluções e produtos digitais foram uma das estratégias que permitiram a continuidade da aprendizagem escolar no período. As empresas edtechs se beneficiaram com a explosão da procura por seus produtos e serviços, registrando recordes de faturamento, expansão e investimentos. Este estudo, de caráter documental, analisa a cobertura noticiosa do assunto feita pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo nos anos de 2018 a 2021. Tendo como referencial metodológico a análise de conteúdo (CRESWELL, 2010), buscamos identificar como as empresas edtechs foram retratadas pelos jornais e quais ideias e conceitos circundam o assunto. Dialogamos com as reflexões de Sibilia (2012) e Serres (2013) sobre a percepção de inadequação da escola na contemporaneidade e com os estudos de Selwyn (2013; 2019) sobre as tecnologias digitais como uma arena discursiva em que a transformação da escola está em discussão. Como resultado deste estudo, foi possível identificar que a expansão das empresas edtechs, assim como o aumento do uso dos produtos e serviços digitais que elas desenvolvem e comercializam, foram retratados de maneira notoriamente positiva pelos jornais, sendo associados à capacidade de melhorar e de modernizar as instituições de ensino e os processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Edtech. Educação básica. Mercado educacional. 

Biografia do Autor

Luciana Livia Gonçalves Coelho, Grupo de Pesquisa Comunidata - PUC/SP

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020 - bolsista CNPq) e bacharel em Comunicação Social - Multimeios pela mesma Instituição (2005).

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

GONÇALVES COELHO, L. L. O avanço de empresas Edtechs na educação básica: análise da cobertura noticiosa feita pelos jornais paulistas nos anos de 2018 a 2021. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6248. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6248. Acesso em: 31 jan. 2023.