Pandemia covid-19 e OCPC para os municípios cearenses: uma análise crítica da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6233Resumo
Em dezembro de 2019, iniciou-se uma crise sanitária global causada pelo Novo Coronavírus. Foram decretadas medidas de isolamento, distanciamento social e fechamento temporário do comércio e instituições que geram aglomerações. No Brasil, a Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação e Cultura, dispôs sobre a continuidade das aulas, mediante o uso de meios digitais. No Ceará, a formação continuada docente passou a ocorrer virtualmente, assentando-se nas Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará (OCPC). Este estudo objetiva analisar criticamente as implicações da implementação das OCPC na formação dos(as) docentes das escolas públicas municipais cearenses no período da pandemia Covid-19. Tomou-se o materialismo histórico-dialético como referencial de análise, tencionando o desvelamento do real. Apoiou-se em uma pesquisa teórico-bibliográfica, fundamentada em autores que fazem a crítica à sociedade do capital e que estudam as políticas públicas educacionais no contexto da sociedade capitalista; e, em pesquisa documental, com base nas OCPC. As análises apontam que a implementação das OCPC teve como desdobramento uma formação docente precarizada, tecnicista, marcada pelo engessamento e pela perda da autonomia docente; acentuou o estreitamento curricular que vem ocorrendo com a efetivação de metas mensuradas pelos sistemas de avaliação externa; e se relaciona com o cumprimento da agenda imposta pelos organismos multilaterais para a educação.
Palavras-chave: Formação docente. Pandemia da Covid-19. Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará.
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