Análise de dados, o tendão de aquiles da pesquisa interventiva nos mestrados profissionais em educação: por quê?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6228

Resumo

Este texto está focado na problematização da análise de dados da pesquisa científica em educação, que consideramos o tendão de Aquiles de qualquer investigação, seja nas ciências da natureza, como nas ciências humanas. O rigor epistemológico e metodológico na análise de dados conduz a resultados positivos, refletindo a problemática, a interpretação e a produção de conhecimento. Isso se aplica à pesquisa de natureza interventiva dos mestrados profissionais em educação que, na relação dialética investigação e ação, intenciona a transformação dos indivíduos e instituições. No entendimento dessa questão, trabalhamos com a noção de compreensão a partir das Ciências Humanas, no que tange a seu objeto de estudo – o homem em suas múltiplas determinações, pois fazer pesquisa nessa área intenciona a compreensão da vida humana; isso faz toda a diferença no processo de análise de dados em uma pesquisa, posto que investigamos concreticidades, discursos, representações, sentidos da vida. Aprofundamos essa questão, explicitando, a partir de autores como Minayo e Franco, como se faz uma análise de dados compreensiva a partir da análise de conteúdo, ao mesmo tempo, trazendo para o território da pesquisa interventiva esse caminhar, de maneira mais apropriada.

Palavras-chave: pesquisa interventiva; análise de dados; análise de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Educação (FACED). Prof. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação I, pesquisador e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos - Mestrado Profissional (MPEJA)/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Social e formação de educadores. Editor Científico da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (RIEJA)/MPEJA/UNEB. 

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

PEREIRA, A. Análise de dados, o tendão de aquiles da pesquisa interventiva nos mestrados profissionais em educação: por quê?. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6228. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6228. Acesso em: 16 abr. 2024.