Implementação da contrarreforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017) em Santa Catarina: formação continuada como estratégia de privatização e convencimento docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6216Resumo
Este artigo objetiva analisar as percepções dos professores catarinenses acerca da implementação da Lei nº 13.415/2017 a partir da formação continuada oferecida pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) nos anos de 2020 e 2021. Metodologicamente o estudo amparou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter interpretativo, analítico e descritivo, empregando procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo para análise dos dados. Entre os resultados obtidos neste estudo, observamos que o estado de Santa Catarina aderiu rapidamente ao Programa de Apoio à implementação do Novo Ensino Médio (NEM), via Portaria nº 649/2018, iniciando a implementação em 120 escolas-piloto em 2020. Para dar continuidade à implementação do NEM, no contexto da Pandemia de COVID-19, o referido estado realizou ciclos de formação continuada on-line como estratégia para garantir o êxito da contrarreforma do Ensino Médio. A análise, aqui apresentada, de seis dessas formações, bem como dos comentários dos participantes, permitiu identificar tanto adesões ao discurso contrarreformista quanto resistências por parte dos professores catarinenses.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio. Formação continuada de professores. Percepções Docentes.
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