Educação tecnológica ao alcance de todas? A invisibilidade das mulheres empobrecidas nas revistas produzidas por instituições federais do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6128

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de um estudo que analisou a presença – ou não – da educação tecnológica direcionada para mulheres empobrecidas e estudantes do PROEJA em artigos publicados nas revistas de dois Institutos Federais: a revista #Tear, do IFRS, e a revista EJA em Debate, do IFSC. O recorte temporal das edições foram os anos de 2012 a 2017. Para a realização da análise dos artigos selecionados, utilizou-se a análise documental, por meio da perspectiva da hermenêutica feminista e da educação popular. Concluímos que nas revistas há uma invisibilização das mulheres estudantes no PROEJA, que sinaliza um reflexo de como a educação tecnológica, que já inclui as mulheres, ainda tem um grande desafio de perspectivar a presença delas nos Institutos Federais e na sociedade em geral.

Palavras-chave: Invisibilização. Mulheres do PROEJA. Educação Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliandra Silva Model, IFRS - PUCRS

Doutoranda em Educação na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduada em Pedagogia na UNISINOS. Pedagoga no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, campus Canoas e membro do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal.

Edla Eggert, PUCRS

Professora na Escola de Humanidades da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEdu e PPG de Teologia). Doutora em Teologia com Pós-Doutorado em estudos da mulher (UAM-XOXIMILCO/MX). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Pedagogia (UNIPLAC). Edla tem se dedicado a pensar, ensinar e debater as condições históricas da educação das mulheres no Brasil e América Latina especialmente, mas sobretudo tem buscado entender como elas buscam forças para manter a dignidade.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

SILVA MODEL, E.; EGGERT, E. . Educação tecnológica ao alcance de todas? A invisibilidade das mulheres empobrecidas nas revistas produzidas por instituições federais do sul do Brasil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6128. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6128. Acesso em: 28 mar. 2024.