A iniciação científica na educação profissional e tecnológica: caminhos para uma formação emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6089Resumo
Resumo: A Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio tem se apresentado como um dos pilares que norteiam os Institutos Federais na perspectiva do currículo multidisciplinar e contextualizado, corroborando a consolidação do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Esta pesquisa tem por objetivo discutir a Iniciação Científica na educação profissional e tecnológica como caminhos para uma formação emancipadora dos alunos do Ensino Médio integrado no Instituto Federal do Acre (IFAC). A presente pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, é apoiada nos autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), Costa e Zompero (2017), Demo (2010), entre outros, e consulta às legislações que corroboram a temática debatida. Como resultados destacam-se as ações que vêm sendo desenvolvidas no IFAC, visando a consolidar a IC, com fomentos de apoio a pesquisas relacionadas aos arranjos produtivos locais, assim como o apoio e incentivo à participação de alunos em eventos científicos. Destaca-se que muitas pesquisas desenvolvidas na IC no Ensino Médio estão diretamente relacionadas às cadeias produtivas locais, proporcionando ao aluno um ensino integrado à pesquisa e à extensão de forma contextualizada a sua realidade. Conclui-se que a Iniciação Científica tem sido considerada uma das ferramentas de aprendizagem significativa na formação acadêmica, como um princípio pedagógico e educativo na formação emancipadora.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Iniciação Científica. Educação Profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.