A estruturação das aulas de educação física no ensino médio brasileiro: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6059Resumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo mapear estudos efetuados sobre a estruturação das aulas de Educação Física no Ensino Médio, a partir de uma revisão sistemática. Foram utilizadas, como fontes de informação para busca, as seguintes bases de dados eletrônicas: LILACS, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Microsoft Academic. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão adotados, 12 artigos contemplaram os requisitos adequados para a pesquisa. Os parâmetros analisados nos artigos foram os seguintes: autoria; ano de publicação; periódico; tipo de estudo; população-alvo; resultados relacionados com a estruturação das aulas de Educação Física no Ensino Médio. Empregou-se a análise de conteúdo para a análise dos dados. Evidenciou-se que as publicações dos artigos se deram em todo o período delimitado pelo presente estudo (16 anos). Os estudos revelam viés ao descrever a realidade das estruturas das aulas de Educação Física com características descritivas. Quanto à população dos estudos, detectou-se o predomínio de pesquisas envolvendo professores, mas verificou-se, também, a participação de alunos e gestores. No que tange à estrutura das aulas, observou-se a ocorrência dos esportes coletivos como conteúdos hegemônicos, abordagem tradicional de ensino, quase inexistência da interdisciplinaridade e espaços inadequados como principais características das aulas de Educação Física no Ensino Médio. E, consequentemente, altos índices de evasão e desinteresse pela disciplina. Espera-se, com o presente artigo, instigar mais estudos que possibilitem mostrar a realidade da Educação Física na escola a fim de aproximar pesquisadores e sujeitos pesquisados para que consigam dialogar, refletir sobre esses contextos.
Palavras-chave: Educação Física, Ensino Médio, Conteúdo.
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